A gigante do Streaming Netflix discute a possibilidade de um plano gratuito do serviço em alguns mercados, como forma de aumentar sua audiência e escalar seu inventário de anúncios.
As informações são da Bloomberg.
Não seria a primeira empreitada do tipo por parte da empresa, que tentou um plano similar em 2021, restrito ao Kenya. O plano foi encerrado em 2023.
Segundo a Bloomberg, a opção gratuita ia auxiliar o streaming a alcançar consumidores que não podem assinar o serviço, mas também auxiliaria a empresa a escalar seu negócio de publicidade.
Embora lidere o mercado de streaming junto com o YouTube, a Netflix está atrás de YouTube, Disney, Paramount, WBD, NBCU, Fox, Univision, Amazon e Roku na comercialização de espaços publicitários.
Segundo a Bloomberg, a Netflix cobra mais do que os concorrentes e não conta com a expertise comercial de Amazon e Disney, e não estaria entregando aos anunciantes tantas impressões quanto havia prometido.
Por esse motivo, a Netflix investe em eventos ao vivo e esportes para aumentar seu inventário de mídia, uma vez que os assinantes verão anúncios mesmo pagando a opção premium.