O LinkedIn anunciou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa que promete mudar a forma como os usuários buscam emprego na plataforma. A novidade permite que a pessoa simplesmente descreva, em linguagem natural, o que seria o “emprego dos sonhos”, e a IA retorna a busca com sugestões de vagas alinhadas ao perfil do usuário.
“A IA está mudando a maneira como trabalhamos, e a busca por emprego no LinkedIn vai revolucionar a forma como as pessoas encontram sua próxima oportunidade”, informou a empresa em comunicado oficial. “Nossa expectativa é que esse novo modelo de descoberta de vagas — e até de novas carreiras — consiga unir as habilidades, interesses e objetivos de quem está procurando trabalho”.
A nova funcionalidade está disponível, por enquanto, em inglês e para usuários do plano Premium da plataforma. A expectativa é de que, até o final desta semana, o recurso seja liberado para todos os usuários que acessam o LinkedIn em inglês.
Segundo a empresa, o objetivo é tornar a busca por vagas mais intuitiva e personalizada, oferecendo resultados que consideram não apenas o histórico profissional e as competências técnicas, mas também os desejos e preferências individuais.