Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Inovação: Sul do Brasil se destaca na Shell Eco-marathon 2025, com 18 equipes participantes

Divulgação/Shell

Por: Pedro Leal

22/08/2025 - 16:08 - Atualizada em: 22/08/2025 - 16:52

O Sul do Brasil consolida sua tradição em inovação ao reunir 18 das 46 equipes participantes da Shell Eco-marathon 2025, uma das principais competições estudantis de tecnologia e eficiência energética do mundo. Representando os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essas equipes reafirmam o protagonismo da região no desenvolvimento de soluções de mobilidade no país.

As equipes do Sul se distribuem entre as categorias Protótipo (15 times) e Conceito Urbano (três), destacando-se também pela diversidade de fontes de energia adotadas: seis veículos movidos a combustão interna, dois a hidrogênio e 10 com baterias elétricas.

Entre as iniciativas de destaque está a Drop Team, atual bicampeã da categoria Protótipo – Combustão Interna, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Erechim (RS), e que comemora dez anos de história na competição. A equipe conta com soluções que vão desde o uso de impressão 3D até software personalizado para controle de injeção eletrônica.

WEG está entre as mais inovadoras do Brasil em 2025 – e a mais inovadora em seu setor

“Junto com as equipes brasileiras e estrangeiras, vamos trocar conhecimentos, cultura, experiências e, claro, nosso objetivo é conquistar algum prêmio, o primeiro lugar! Para nós, participar é uma oportunidade de mostrar nosso conhecimento para o mundo e construir um futuro melhor para nossos filhos”, diz Laisla K. Portella, gerente da equipe.

O Rio Grande do Sul também tem representação expressiva com a equipe EIFCHAR, do IFSul Charqueadas, que, além do ótimo desempenho em edições anteriores, atuou diretamente na recuperação de eletrodomésticos para famílias atingidas pelas enchentes no estado.

Um nome que também promete chamar atenção na edição de 2025 é a equipe Green E Car, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Medianeira (UTFPR), em Medianeira. Ela foi a primeira a completar o percurso da categoria Conceito Urbano, motorizado por bateria elétrica — um feito histórico que consolidou sua participação na competição. A equipe retorna para 2025 determinada a evoluir ainda mais.

“Queremos superar desafios técnicos, aplicando conhecimentos de engenharia em aerodinâmica, materiais leves e eficiência energética, enquanto aprendemos na prática e trocamos experiências com outras equipes. Mais do que competir, nosso objetivo é inspirar soluções limpas e mostrar que a tecnologia pode transformar o transporte urbano, reduzindo emissões e promovendo um amanhã mais sustentável”, afirma Pedro Comin, da equipe Green E Car, da UTFPR.

Outra equipe da UTFPR, a Pé Vermelho Efficiency Team, ressurgiu após a pandemia com uma proposta de protótipo leve, eficiente e inovador. A equipe alia pesquisa interdisciplinar à mobilização comunitária em torno da sustentabilidade.

Produtos WEG são reconhecidos no 4º Prêmio Potência de Inovação Tecnológica

A também tradicional, Pato a Jato, da UTFPR Pato Branco (PR), vai competir em duas categorias: Conceito Urbano – Bateria Elétrica e Protótipo – Combustão Interna. O time usa a criatividade com uso de materiais reciclados e ação educativa em sua comunidade. O time investe em educação ambiental e mobilização juvenil.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também vai participar com duas equipes em 2025. Além do protótipo de bateria elétrica, a instituição faz sua estreia na categoria de hidrogênio, com a Eco Octano UFPR Hidrogênio. A universidade se destaca por integrar extensão universitária e pesquisa aplicada, promovendo oficinas em escolas e projetos voltados à economia circular.

Outro destaque é a GCEE, da Unioeste Foz do Iguaçu, que volta, esse ano, com seu Conceito Urbano movido a hidrogênio verde. Desenvolvido no Itaipu Parquetec, o carro foi o primeiro desse tipo a entrar na pista em uma competição brasileira, em 2024. Por conta do seu desempenho, a equipe foi convidada para disputar a Shell Eco-marathon Américas 2025 em Indianápolis, no último mês de abril, e se consagrou como a primeira equipe da América Latina a alcançar a aprovação na etapa americana. Além desse marco, o grupo também se destacou ao ser o segundo a completar o percurso completo de quatro voltas no tradicional circuito de Indianápolis, totalizando 15,6 km com um veículo movido exclusivamente a hidrogênio.

Colecionando marcos, a universidade também chega à Shell Eco-marathon Brasil com mais uma equipe: essa competirá na categoria Protótipo – Bateria Elétrica.

A equipe E3 UFSC, da UFSC Florianópolis, que quebrou o recorde da categoria Protótipo – Bateria Elétrica ao atingir a marca de 381 km/kWh, em 2024, é outro destaque do Sul, consolidando sua liderança em inovação e eficiência.

As demais equipes da região incluem nomes como Relampinhão (UTFPR), Eficem (UFSC Joinville, SC), IFECO (IFRS Rio Grande, RS), Bagual Racing (UFRGS), EcoDelta (UTFPR Cornélio Procópio), MoBEE (IFC Luzerna) e TubaTurbo (UTFPR Londrina), cada uma trazendo soluções inovadoras em gestão energética, design veicular e impacto social.

Serviço:

Shell Eco-marathon Brasil 2025
26 a 28 de agosto de 2025
Armazém 4, Píer Mauá, Rio de Janeiro
Entrada gratuita e aberta ao público. Incrições aqui

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).