Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Indústrias catarinenses alinham atuação na Conferência Estadual do Trabalho

Conferências servirão de base para definição de políticas públicas. (Foto: Filipe Scotti)

Por: Pedro Leal

15/10/2025 - 18:10 - Atualizada em: 15/10/2025 - 18:34

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) está organizando a inscrição de seus delegados e convidados para a Conferência Estadual do Trabalho, que ocorre no próximo dia 13 de novembro, em Florianópolis. O evento, que vai debater transformações no mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ecológica e demográfica, além das políticas públicas voltadas à promoção do emprego, do trabalho decente e da transição justa, faz parte do calendário de encontros estaduais, preparatórios para a Conferência Nacional, marcada para março de 2026.

Em reunião da Câmara de Relações Trabalhistas realizada nesta quarta-feira (15), a presidente Rita Cássia Conti, destacou a importância de os sindicatos se mobilizarem para participar das discussões. “O futuro do mercado de trabalho passa por debates como esses, e a indústria precisa participar, argumentando e defendendo sua posição”, explicou.

A etapa estadual contará com a participação de paritária de empregadores, trabalhadores e governo, cada um com 45 delegados e mais 45 convidados. A indústria e os sindicatos filiados à FIESC serão representados por 16 delegados (com direito a voto) e mais 16 convidados, além de um representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A Câmara de Relações Trabalhistas da Federação irá organizar encontros prévios entre os representantes do setor, para ouvir as demandas e sugestões para os temas a serem debatidos. No dia 12/11, véspera da Conferência Estadual, reúne os industriais na FIESC para uma reunião preparatória.

A Conferência é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego e está ocorrendo em todos os estados. Em SC, a etapa estadual está sob coordenação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) com apoio da Comissão Organizadora Estadual composta pelas entidades patronais (FIESC, Fecomércio, Fetrancesc, Fehoesc, Faesc e OCESC), pelas entidades dos trabalhadores (CUT, Força Sindical, NCST, UGT, CSB e CTTB), além de representantes dos governos municipal (Prefeitura de Florianópolis e de Santa Rosa de Lima), estadual (SRTE e SICOS) e federal (Correios).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).