Adaptação brasileira, motéis movimentam R$ 4 bilhões por ano

Foto: Pixabay

Por: Milena Natali

28/03/2024 - 16:03

Os motéis, embora não tenham sido uma invenção brasileira, se tornaram uma parte icônica do cenário e da economia do país. O conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 1920, mas com uma finalidade diferente.

Na terra do Tio Sam, os motéis são acomodações mais simples do que os hotéis, com o intuito de abrigar viajantes. No Brasil, porém, viraram um ponto de destino para casais.

Os primeiros motéis brasileiros surgiram no fim dos anos 1960 e rapidamente se espalharam pelo território nacional. De acordo com a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), o segmento movimenta R$ 4 bilhões por ano no país.

Ao contrário do que muitos pensam, a maioria do público é formada por casais estáveis. Segundo o livro “Como os motéis de tornaram um negócio bilionário no Brasil”, de Vinicius Roveda, eles representam 70% de todos os usuários.

E o segmento, embora tenha passado por uma grave crise durante a pandemia de Covid-19, parece que continua vivendo uma fase de expansão. Dados da ABmotéis indicam que a previsão é de que o setor moteleiro tenha um crescimento anual de 20% pelos próximos cinco anos.