Não é de hoje que a demanda por profissionais de tecnologia é desproporcional à oferta. Com a pandemia e a aceleração da transformação digital nas empresas, essa diferença se acentuou. O desafio de contratação é grande e as companhias estão tendo que mudar suas estratégias para ocupar essas vagas, o que inclui contratar profissionais em início de carreira.

É o que mostra levantamento feito pela GeekHunter, maior marketplace especializado no recrutamento de desenvolvedores e Data Science da América Latina. De acordo com o estudo, as posições abertas na plataforma para perfil júnior, com até dois anos de experiência, tiveram um crescimento de 175% no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020.

"As empresas estão fazendo de tudo para preencher suas vagas, mas não conseguem encontrar o profissional no nível de qualificação que esperam. Felizmente, as companhias vêm percebendo a necessidade de adaptação para absorver essa mão de obra em início de carreira, e também ajudar no desenvolvimento técnico deste profissional”, afirma Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter.

Por outro lado, os desenvolvedores com pouca experiência precisam estar atualizados em diversas linguagens de programação e o conhecimento em outros idiomas, principalmente o inglês, ajuda a se destacar no mercado. Por isso, a GeekHunter passou a oferecer cursos online gratuitos de qualificação para todos os candidatos cadastrados na plataforma, principalmente para quem está no início de carreira ou procurando novas oportunidades no mercado.

"Diferente de outros setores, quando falamos de desenvolvimento de software, as tecnologias mudam ano após ano e de forma muito rápida, o que exige dos profissionais uma qualificação constante. Muitas vezes, a universidade, que é algo importante para a carreira, corre o risco de formar profissionais já defasados para o que o mercado precisa, pois as tecnologias mudam o tempo inteiro e a academia nem sempre consegue acompanhar”, analisa Ferrari.

Os candidatos cadastrados na GeekHunter terão acesso a mais de 500 aulas de idiomas e quase 30 trilhas focadas em tecnologia e programação para pessoas desenvolvedoras (back-end, front-end, full stack e mobile) e profissionais de Data Science (cientistas de dados, analistas de BI e Data Analytics). Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a SkillHub, plataforma B2B de cursos e treinamentos corporativos.

"A SkillHub está sempre monitorando o mercado a fim de oferecer aos usuários conteúdos valiosos e atualizados. É preciso investir no desenvolvimento de profissionais que lideram a transformação digital no país. Por isso, a Skillhub se orgulha de auxiliar a GeekHunter nessa jornada em prol do conhecimento de seus candidatos", comenta João Bizzarri, CEO e cofundador da plataforma.

 

 

Os candidatos recebem recomendações personalizadas de conteúdo para se desenvolverem e têm acesso a descontos em mais de 60 instituições de ensino, além de uma comunidade para compartilhar informações e dicas com pessoas com o mesmo interesse. "Estar atualizado e preparado para novas oportunidades aumentam as chances de quem procura uma vaga e reduz o tempo de busca pelo trabalho que mais se encaixa com o perfil”, analisa Ferrari.

Como se cadastrar na GeekHunter

O cadastro para profissionais de tecnologia na GeekHunter é gratuito. Para isso, é só cadastrar o currículo na plataforma. Após ter o perfil aprovado, as empresas têm acesso a ele e podem entrar em contato para entrevistas, pois na GeekHunter, o processo de seleção ocorre de forma invertida. No entanto, o profissional também pode demonstrar interesse pela vaga desejada.

Sobre a GeekHunter

A GeekHunter é uma empresa especializada na contratação de profissionais de tecnologia, sendo um dos maiores marketplaces de recrutamento de desenvolvedores e desenvolvedoras da América Latina. A plataforma inverte o modelo tradicional de seleção, atrai, pré-valida e aprova os candidatos mais engajados e com maior potencial técnico para serem contratados. Com isso, conecta empresas inovadoras que estão expandindo seus times de tecnologia com os melhores profissionais de TI do mercado, em um prazo médio de 14 dias. São mais de 8,6 mil empresas cadastradas na plataforma como Amazon, Mercado Livre, Peixe Urbano, Everis, Zup, Westwing.