Florianópolis será a cidade-sede do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

A 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) tratará do tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”, em evento programado em formato online, para o período de 18 a 23 de julho, tendo Florianópolis como sede organizadora.

O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. Em 2021 debaterá inovações tecnológicas e os impactos socioambiental, econômico, ético e cultural que resultam da adoção de soluções computacionais nas organizações e na sociedade.

Com o tema proposto, instigará a reflexão de como a parceria entre computação e inovação é a chave para a transformação digital da estratégia, da cultura e dos processos das organizações que utilizam o alcance e o poder dos computadores e da internet.

Na programação constam 25 eventos paralelos – palestras, debates, cursos, concursos, apresentações de trabalhos científicos e reuniões – organizados por membros da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A coordenação do evento está sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com o apoio da Universidade do Estado de SC (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Os coordenadores, professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI), destacam a importância do evento para a comunidade da computação e a relação atual dos sistemas computacionais com os impactos da pandemia. “As organizações precisaram passar por transformações digitais muito rápidas, mudanças que levavam meses ou anos de intenso trabalho até serem implementadas tiveram que ser feitas de forma forçada e acelerada”, acrescenta a coordenadora.

Dos temas do CSBC 2021, destaque para inclusão digital, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), segurança cibernética, indústria 4.0, ensino remoto, governos digitais e atuação profissional em novos contextos da sociedade.

O evento é voltado para professores e estudantes de educação básica, de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do mercado de trabalho.

Participações confirmadas

  • Mike Hinchey – presidente da International Federation for Information Processing (IFIP – Federação Internacional para Processamento de Informação) da University of Limerick (Irlanda) e que já atuou como diretor do Laboratório de Engenharia de Software da NASA.
  • Miriam Wimmer – Diretora da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
  • Silvio Meira – Cientista-chefe do The Digital Strategy Company e professor extraordinário da CESAR School
  • Clarisse Sieckenius de Souza – professora emérita do Departamento de Informática da PUC-RIO e criadora da internacionalmente conhecida Engenharia Semiótica, teoria semiótica para a Interação Humano Computado.

 

Cerca de 900 trabalhos acadêmicos foram inscritos, submetidos à participação nas atividades paralelas. Todos passaram por um rigoroso processo de seleção realizado pelos comitês de programa dos eventos do CSBC. Desses, apenas cerca de 30% foram selecionados para compor a programação do Congresso.

Eventos paralelos

A programação do CSBC 2021 é composta por 25 eventos paralelos, que tratam de diversos aspectos da computação – como teoria da computação (ETC), lógica computacional (WBL), desempenho e integração de sistemas, (WPerformance, SEMISH), redes de computadores (WFIBRE, WPIETF), internet das coisas (SBCUP), redes sociais (BrasNAM), entre outros – assim como das aplicações da computação para as mais diversas finalidades, como pesquisa científica-e-Science (BreSci), governo eletrônico (WCGE) e meio ambiente (WCAMA).

O congresso proporciona ainda oportunidades para atualização profissional e complementação da formação dos estudantes da área (JAI, Escola), assim como possibilidades de reflexão sobre o ensino de computação nos vários níveis de ensino (CQ, CQEB, WEI, ENCompIF, WBOC, SECOMU) e sobre a interação da computação com o mercado e a sociedade (COMPUTEC, WICS, WASHES, WIT). Durante o CSBC serão também selecionados e premiados os melhores trabalhos de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, realizados no país na área de computação ao longo do último ano (CTD, CTIC).

O CSBC 2021 tem apoio institucional do Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR. Os patrocinadores são NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz. As inscrições para o CSBC 2021 podem ser feitas pelo site sbc.org.br/csbc2021/inscricoes. Até 5 de julho os valores são especiais.

Saiba mais

  • 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC 2021.
  • Tema: “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”.
  • Quando: 18 a 23 de julho de 2021
  • Onde: Florianópolis/SC como cidade-sede organizadora, evento em formato online
  • Inscrições: sbc.org.br/csbc2021

 

Acompanhe