Em breve, tecnologia da WEG poderá converter carros comuns em elétricos

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Pedro Leal

02/10/2019 - 11:10 - Atualizada em: 02/10/2019 - 11:19

Em um futuro breve, donos de carros à combustão interna que tenham o desejo de modernizar seu veículo, mas não queiram abrir mão do “carro de estimação” poderão fazer dele um veículo elétrico visitando uma ampla rede de mecânicas autorizadas – é o que propõe a WEG em parceria com a gaúcha FuelTech.

 

 

“Essa parceria com a FuelTech possibilitará o desenvolvimento de novos produtos a fim de tornar a conversão de carros com motor à combustão em elétricos, uma realidade em um futuro próximo”, enfatiza Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.

Na parceria, a WEG está fazendo o desenvolvimento de kits para a conversão dos veículos, enquanto a FuelTech fornece o conhecimento já estabelecido, a rede de oficinas e a mão de obra especializada para fazer a instalação dos kits.

A conversão de veículos, com as devidas adaptações, pode se assemelhar ao que é feito hoje com o Gás Natural Veicular (GNV).

Investimento em tecnologia

O acordo firmado entre WEG e FuelTech prevê investimentos conjuntos para o desenvolvimento de tecnologias e produtos que possibilitem a conversão de veículos de motores com combustão interna em veículos elétricos.

Ainda não há uma estimativa de custo, que deve depender do desempenho esperado pelo dono do veículo. Por ora, esta conversão será feita em veículos para competição, mas num futuro não muito distante, deverá ser aberta ao público.

“A questão é que falta um marco legal para regularizar estes veículos. Estamos fazendo com carros competitivos, pois eles não precisam ser emplacados, mas para circular na rua seria apenas com placa verde, de protótipo”, explica Manfred.

O diretor ressalta que a existência deste marco legal é uma questão de tempo. “A eletrificação veio para chegar e é um processo que não tem volta, é inevitável. Esta conversão de veículos ainda é um nicho, mas já começa a ser feita na Europa, com carros clássicos”, diz.

A empresa tem estudado maneiras de buscar esta regulamentação para os veículos convertidos.

Fundada em 2003, em Porto Alegre/RS, e com uma filial em Ball Ground GA, nos EUA, a FuelTech possui grande know-how na área de gerenciamento eletrônico de veículos, em especial em competições de automobilismo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger