A Döhler, referência têxtil nacional e uma das mais sustentáveis indústrias do setor na América Latina, acaba de conquistar mais um reconhecimento que reafirma sua trajetória pautada pela ética, transparência e responsabilidade socioambiental.
A empresa recebeu a Certificação de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) , que destaca organizações públicas e privadas comprometidas com boas práticas de governança, sustentabilidade e valorização das pessoas.
Em sua 14ª edição, a certificação ajuda no fortalecimento da economia catarinense com base em valores humanos, ambientais e sociais — princípios que sempre nortearam a atuação da Döhler ao longo de seus 143 anos de história.
“Receber essa certificação reforça nosso alinhamento aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esse reconhecimento é resultado do compromisso diário de toda a nossa equipe em promover uma indústria mais responsável, humana e transparente”, destaca José Mário Gomes Ribeiro, CEO da Döhler.
Nesta edição, a ALESC registrou recorde de 200 inscrições, demonstrando o crescente engajamento das organizações catarinenses com a pauta da sustentabilidade. A cerimônia de entrega dos certificados ocorrerá em 10 de dezembro, em sessão especial na Assembleia Legislativa. Na ocasião, também serão anunciados os vencedores do Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, que premia os melhores desempenhos entre empresas e instituições sem fins lucrativos.
A Comissão Mista de Certificação, responsável pela análise dos inscritos, é composta por representantes da ALESC e de instituições como BRDE, CRC/SC, FECAM, FIESC, FECOMÉRCIO/SC, FECONTESC, OCESC, SESC/SC, SEBRAE/SC, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde e Movimento ODS Santa Catarina. A equipe avalia os Balanços Sociais, Relatórios de Sustentabilidade e informações institucionais, conforme critérios definidos em edital público.
A importância da certificação
A Certificação de Responsabilidade Social da ALESC tem o propósito de reconhecer publicamente o compromisso das organizações catarinenses com o desenvolvimento sustentável, a ética e a transparência na gestão. Além disso, incentiva a elaboração e divulgação do Balanço Social (ou Relatório de Sustentabilidade), instrumento essencial de prestação de contas à sociedade e de fortalecimento da cultura de responsabilidade corporativa no Estado.