Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Dia das Crianças 2025: atividade do varejo físico recua 1,9% na semana da data, aponta pesquisa

foto: Fernando Frazão Agência Brasil/Divulgação

Por: Pedro Leal

15/10/2025 - 17:10

O Dia das Crianças, uma das datas mais simbólicas para o varejo brasileiro, mostrou que, entre os dias 6 e 12 de outubro, as consultas de crédito no varejo físico, que indicam intenção de compras, recuaram 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

No recorte apenas do final de semana (10 a 12 de outubro), a retração foi de 1,2%. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.

“O resultado reforça um padrão que já vinha se desenhando: mesmo em datas com forte apelo emocional, o consumidor está mais cauteloso. Juros elevados e crédito caro reduzem a disposição para assumir novas dívidas, enquanto a renda comprometida limita espaço para gastos adicionais. Esse comportamento indica um varejo mais dependente de estratégias que não envolvam financiamento, como descontos à vista e experiências que agreguem valor”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Ainda segundo o indicador, o resultado interrompe dois anos de variações positivas: em 2024, o indicador havia avançado 0,3%, e em 2023, 2,5%.

A economista chama atenção sobre o desempenho do Dia das Crianças ser um indicativo importante para as campanhas de Black Friday e Natal. “Historicamente, a data funciona como uma ‘prévia’ do humor do consumidor, e o recuo de 2025 reforça que o varejo deve apostar em promoções mais agressivas, condições facilitadas e experiências híbridas, isto é, a junção do físico com o online, para estimular as vendas do quarto trimestre”.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).