Descontos no comércio de Jaraguá do Sul chegam a 70%

Por: Claudio Costa

09/01/2018 - 15:01 - Atualizada em: 13/04/2018 - 16:57

Os anúncios de promoções e liquidações se espalham pelas vitrines das lojas de Jaraguá do Sul. A segunda semana de janeiro chegou trazendo inúmeros cartazes que atiçam os consumidores jaraguaenses com descontos que caminham dos aparentemente modestos 10% até os tentadores 70% de desconto.

Em uma das mais conhecidas lojas de eletrodomésticos e materiais de construção da cidade os descontos variam de 20 a 70% e, de acordo com o gerente geral Paulo Cidarte, o planejamento foi o de pesquisar os produtos mais procurados pelos clientes para ser mais assertivo e atingir a expectativa e os desejos dos consumidores. “Trabalhamos as promoções em todos os setores da loja. Os consumidores podem notar que os descontos estão espalhados em todos os segmentos, mas os preços com os descontos mais agressivos foram aplicados nos produtos mais buscados pelos clientes”, explica.

Com uma estrutura totalmente reformada inaugurada há menos de dois meses, outra estratégia utilizada foi a de humanizar o ambiente, qualificar o atendimento e aumentar a oferta de produtos, afirma o gerente. “A nossa estratégia está baseada em pessoas, na qualidade do atendimento, do ambiente. Temos muito forte a questão da humanização do nosso ambiente e trabalhamos para ofertar espaços mais aconchegantes para o nosso cliente. Além disso, e das promoções, ampliamos o mix de soluções para o lar, ampliando o leque de opções para os consumidores”, ressalta.

Já sentindo os efeitos das mudanças e dos preços de liquidação que começaram a ser aplicados nesta segunda-feira (8) e seguem até o próximo sábado (13), Cidarte não projeta uma estimativa de aumento das vendas, mas confirma que a expectativa é de que o crescimento seja de 50 a 100% sobre as vendas médias semanais.

Promoções fazem diferença no orçamento

De olho nas promoções desde dezembro, a dona de casa Maria Roseli Xavier, 56 anos, saiu às compras, aproveitando as ofertas nas lojas de vestuário do calçadão. “Eu já sabia que tinha promoção nas lojas e aproveitei para comprar alguns presentes de aniversário. Já saí de casa sabendo o que queria, então ficou mais fácil e os preços estão realmente muito bons”, conta.

Com descontos de 15 a 20%, a loja escolhida é destino certo da dona de casa a cada vez que o armário pede um reforço. “Eu sempre comprei aqui e todo início de ano os preços ficam ainda mais acessíveis”, diz. Garantindo o presente da filha, Maria já aproveitou as queimas de estoque de fim de ano para promover mudanças dentro de casa. No último mês do ano a dona de casa trocou a cozinha e a máquina de lavar de casa e garante que as promoções oferecidas pelo comércio tanto em dezembro como em janeiro fazem diferença no orçamento da família. “Nós tínhamos que trocar essas coisas e sempre temos roupas e presentes para comprar, então, esses descontos, essas promoções ajudam e muito”, destaca.

Enquanto fazia o pacote de presente para Maria, a caixa Ane Pinheiro explicou que as promoções iniciaram já na primeira semana do ano na loja, mas foram intensificadas nesta segunda-feira, com a chegada de novos produtos. “A gente já sentiu, desde a semana passada, que o movimento aumentou. Todo ano fazemos liquidações nesta época, até porque, logo é momento de entrada da nova coleção outono inverno, então é um bom momento para a queima de estoque”, garante.

Diferente de anos anteriores, neste a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul não está realizando nenhuma liquidação geral e, conforme explica o presidente da entidade, Gabriel Seifert, a opção foi de deixar cada comerciante livre para optar por promoções individuais. “Na verdade a gente não faz mais uma liquidação porque cada produto tem o seu tempo, então deixamos livres para cada comércio optar pela época mais viável para o seu segmento”, diz.

Apesar de não estar à frente de nenhuma promoção, Seifert acredita que em 2018 haverá aumento nas vendas do comércio. “Acreditamos que a economia esteja melhor este ano, que será um período de recuperação”, avalia.

Na entidade, o ano é de comemoração. São 50 anos da entidade e o presidente garante que o planejamento está sendo traçado. Até o final de janeiro a CDL deverá ter novidades para os consumidores jaraguaenses.

 

NOTA

Novo calendário do PIS é divulgado

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou ontem (8) o calendário de pagamento dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Na segunda-feira foi retomado o pagamento das cotas do PIS/Pasep para homens acima dos 65 anos e mulheres acima dos 62, assim como para os demais cotistas acima dos 70, aposentados e herdeiros.

O pagamento das cotas dos fundos do PIS e do Pasep para pessoas com mais de 60 anos que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988 começa no dia 24 de janeiro. Os beneficiários com conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil receberão o crédito em conta automaticamente na noite do dia 22 de janeiro.

Segundo o ministério, esta nova etapa de saques deve beneficiar mais de 4,5 milhões de cotistas do PIS e do Pasep, que poderão efetuar o saque de R$ 7,8 bilhões disponíveis nas instituições financeiras. É possível consultar se há saldo para saque pelos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep.

Quem pode sacar?

08/01 – Mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais

22/01 – Pessoas a partir dos 60 anos com conta na Caixa e no Banco do Brasil

24/01 – Pessoas a partir dos 60 anos

A qualquer momento – Aposentados, idosos acima dos 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos