Depois de anunciar parceria com a WEG, Embraer apresenta novo conceito de carro voador

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

12/06/2019 - 12:06 - Atualizada em: 12/06/2019 - 12:07

A EmbraerX, subsidiária para negócios disruptivos da Embraer, revelou nesta terça-feira (11) o conceito de um novo modelo de veículo voador elétrico – setor no qual Embraer anunciou uma parceria com a WEG no mês passado.

A apresentação foi realizada durante a Uber Elevate Summit 2019, em Washington, que reuniu fabricantes, investidores e representantes governamentais de todas as partes do mundo.

 

 

O conceito é um dos diversos projetos que a EmbraerX tem em mente. Dentre seus inúmeros recursos, a aeronave elétrica eVTOL conta com decolagem e pouso vertical (VTOL) e busca trazer a melhor experiência ao usuário.

“Unimos a visão do desenvolvimento centrado no ser humano com os nossos 50 anos de expertise em negócios e engenharia de uma forma única. Esses são os fatores por trás dos avanços técnicos e das inovações que estamos trazendo para esse novo conceito de eVTOL”, explica Antonio Campello, presidente e CEO da EmbraerX.

Foto Divulgação

Para chegar à visão final da aeronave, a empresa realizou testes e simulações levando em conta a otimização operacional nas áreas urbanas, além da de baixos custos de operação, redução do ruído e funcionamento progressivamente autônomo.

“A equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente em seu mais recente conceito de veículo aéreo, utilizando redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança, ao mesmo tempo em que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído”, afirma Mark Moore, diretor de engenharia de aviação da Uber.

Foto Divulgação

Por ora, o projeto está em fase conceitual. A Embraer deve realizar os primeiros voos com propulsão elétrica em uma plataforma de teste baseada no avião agrícola Ipanema em 2020, em parceira com a WEG. Não há previsão de quando o veículo deve sair do conceito para os testes.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?