A relevância da WEG para os mercados internacionais segue em alta: a empresa de Jaraguá do Sul foi a única empresa brasileira a fazer uma apresentação durante o India-Brazil Business Forum, conferência de negócios entre os dois países, realizada nesta segunda-feira (27).
A maior empresa brasileira em atividade no país asiático, a gigante do setor energético foi convidada pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, para depor sobre sua experiência de 12 anos atuando diretamente no país, conta o diretor-superintendente da WEG Energia, João Paulo Gualberto da Silva.
- WEG moderniza sistema de guindastes portuários na Holanda
- WEG fornecerá 43 turbinas eólicas para a Aliança Energia
- Vídeo mostra como é a fabricação de um motor da WEG no México
“Temos uma história de 12 anos na Índia, é uma das nossas principais operações no exterior e recentemente anunciamos expansão da nossa fábrica da WEG energia, assim como a construção da nossa primeira fábrica da WEG Motores no país”, conta o executivo.
Hoje, a empresa conta com 800 funcionários no país. Com a ampliação, este número deve passar para 1130. Segundo Silva, o mercado indiano tem um grande potencial de crescimento.
Esse cenário deve ser acelerado com um novo acordo de facilitação de investimentos entre os governos do Brasil e da Índia, cimentando o papel da companhia estatal de investimentos Invest India como “defensora” das empresas brasileiras junto ao governo indiano e dando mais segurança jurídica para as operações no país asiático.

João Paulo Gualberto da Silva (D), o presidente Jair Bolsonaro e Jean Carlo Butske, diretor comercial da WEG India | Foto Arquivo Pessoal
“Nós já temos bastante experiência e bastante proximidade com os entes oficiais da Índia, mas sempre há evoluções a serem feitas”, explica o executivo.
Em 2021, a empresa deve por em operação um protótipo de aerogerador de 4 MW feito no país, para iniciar a comercialização em 2022 – isso porque, para ser vendido no país, o modelo precisa passar por certificação pelas autoridades indianas.
Participaram do fórum como parte da delegação brasileira os ministros de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a ministra da agricultura, Tereza Cristina e o presidente da república, Jair Bolsonaro, que fez o discurso de encerramento do evento.
Também participou Jean Carlo Butske, diretor comercial da WEG India.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul
Facebook Messenger