Comércio aguarda aumento das vendas às vésperas da Páscoa

Por: Pedro Leal

29/03/2018 - 06:03 - Atualizada em: 29/03/2018 - 10:39

Faltam apenas três dias para a páscoa, e com a aproximação da data, as vendas de chocolate estão se aquecendo – as estimativas do setor é de que 70% das vendas se concentrem nos últimos quatro dias. Apesar disso, até o momento a procura por chocolates ainda está um tanto abaixo do esperado pelos lojistas.

Quer receber notícias do OCP News no WhatsApp? Clique aqui

Segundo Paulo Roberto Verdin, franqueado da Cacau Show no centro de Jaraguá do Sul, a rede previa para o ano a melhor páscoa em anos – mas até o momento, a movimentação está 6% abaixo do esperado. “Acho que parte da queda nas vendas tem a ver com a data, as pessoas parecem não ter percebido que já é páscoa, e como caiu no começo do mês existe uma questão financeira que afeta”, comenta.

De acordo com o lojista, a procura por ora tem sido principalmente por itens menores e lembrancinhas – muitas delas esgotadas. Na ocasião da visita da equipe de O Correio do Povo, a loja estava quase lotada – e para repor os itens menores conforme eram vendidos, as mercadorias estavam dispostas nas escadas que levavam ao estoque. “Os ovos de 80 gramas já foram todos e a previsão é de que hoje fiquemos sem os de 180”, conta. De acordo com ele, o consumidor anda bastante comedido, evitando os produtos maiores. A esperança é que os últimos dias vejam um aumento nas vendas maiores.

Na avaliação do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, Gabriel Seifert, a páscoa deve trazer bons resultados. “Assim como o ano vem apresentando bons resultados, a Páscoa deverá ter crescimento em relação aos últimos anos”, diz. De acordo com ele, a data ter caído no começo de abril – antes do dia do pagamento – não deve interferir. “O consumidor que planeja, compra à vista, e o que não se planeja compra a prazo”, explica.

Há quem fique de fora

Enquanto as lojas especializadas e a maioria dos supermercados e lojas de departamentos tem investido com peso na data, há quem julgue que o investimento pascoal não compensa na situação atual do mercado. É o caso do Supermercado Frontal, que optou por centrar a oferta em barras e bombons, no lugar dos tradicionais ovos de páscoa. “As pessoas tem discutido muito o preço dos ovos, como não compensa, até na mídia e nas redes sociais, então optei por não investir em ovos na páscoa”, conta Osmar Abertroth, gerente do supermercado.

De acordo com ele, nos últimos três anos, com as vendas em queda resultaram em prejuízos para o estabelecimento . As vendas de páscoa encolheram 50% nos entre 2015 e 2017, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Como as vendas não consignadas, resta aos mercados tentar vender com descontos o que sobra – mesmo que isso resulte em prejuízos.

Comércio tem horário diferenciado

O feriado da sexta-feira santa e o fim de semana de páscoa levaram o comércio Jaraguaense a operar em horário especial no final desta semana. Na sexta-feira santa, o comércio estará fechado. No sábado, o atendimento vai até às 13 horas. Por sua vez, no domingo o comércio fecha novamente.

Nos hipermercados, o domingo de páscoa não terá funcionamento, mas na sexta-feira santa, cada rede estabeleceu seu próprio horário. Giassi operará normalmente, das 8h às 22h, como em outros dias da semana. A rede Angeloni também terá funcionamento normal na sexta-feira santa, fechando no domingo. Na rede Cooper, todas as unidades funcionam em horário normal  na sexta e no sábado, fechando no domingo de Páscoa, dia 1º. O mesmo vale para o Brasão.

Já o Jaraguá do Sul Park Shopping tem um cronograma diversificado, dependendo do estabelecimento. Na Sexta-feira Santa, o empreendimento estará aberto das 10h às 22h, com as operações das Praças de Alimentação e lazer funcionando normalmente. Já as lojas atendem ao público das 14h e 20h, a farmácia, das 12h às 21h, a Smart Fit, entre 9h e 15h, a Americanas, das 10h às 22h, a Havan, das 10h às 21h, e Renner e Riachuelo, das 12h às 20h. O cinema segue a programação da Arcoplex, com a bilheteria funcionando das 13h às 22h. No domingo, porém, as lojas estarão fechadas, conforme Acordo Sindical, enquanto as Praças de Alimentação funcionam das 10h às 22h.