Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Atividade econômica catarinense já mostra sinais de desaceleração, aponta Fiesc

Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom

Por: Pedro Leal

23/07/2025 - 20:07 - Atualizada em: 23/07/2025 - 20:17

A economia catarinense já vem apresentando sinais de desaceleração, de acordo com dados do IBRC, indicador do Banco Central considerado uma prévia do PIB. O índice de atividade econômica do estado apresentou queda de 0,3% em maio. Esse foi o segundo mês consecutivo de queda na análise mensal, já que abril o indicador mostrou retração de 1,3% frente a março.

Atividade econômica de Santa Catarina cresce 6,1% nos cinco primeiros meses do ano

“Apesar de Santa Catarina ter registrado expansão na atividade econômica de 6,1% de janeiro a maio na comparação com o mesmo período do ano anterior, o momento atual da economia já sente os efeitos do ciclo da taxa de juros, que está subindo desde setembro de 2024”, explica a economista Camila Morais, do Observatório FIESC.

Tarifaço americano pode aprofundar recessão e gerar desemprego em cadeia, diz SIMPI

Ela explica que, especialmente nos três primeiros meses de 2024, a economia estava em processo de recuperação. Essa base comparativa, que parte de um cenário mais restritivo no começo do ano passado, combinada com um desempenho melhor do agro em 2025, faz com que a economia registre crescimento, mesmo em um cenário desafiador como o atual.

Dados compilados pelo Observatório FIESC apontam que, na comparação mês a mês, indústria, comércio e serviços registraram quedas. Em maio, o comércio ampliado perdeu 2,1%, os serviços recuaram 0,9% e a produção industrial decresceu 0,2% na comparação com abril.

Acumulado do ano

A produção industrial catarinense acumula alta de 4,8% de janeiro a maio. O resultado foi influenciado pela fabricação de produtos de metal, que teve crescimento de 19,3% nos cinco primeiros meses de 2025, pela fabricação de móveis, que teve aumento de 10,3% e pela fabricação de produtos de minerais não metálicos, com alta de 9,4%.

O setor de comércio teve alta de 5,1% no acumulado do ano até maio, puxado pelo crescimento das vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico, de 15,5% no período. As vendas de material de construção apresentaram incremento de 8,8% no período e as vendas de hipermercados e supermercados subiram 8,1% de janeiro a maio.

O setor de serviços em Santa Catarina apresentou aumento de 5% nos cinco primeiros meses do ano na comparação com igual período de 2024. Os serviços prestados às famílias mostraram aumento de 10,9% de janeiro a maio, enquanto as atividades turísticas cresceram 9,7%.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).