Ações de especialização preparam para o Festival Degusta Jaraguá

Por: Pedro Leal

19/01/2018 - 09:01 - Atualizada em: 20/01/2018 - 20:12

Confeiteiros de Jaraguá do Sul tiveram nesta quinta-feira (18) lições de apresentação, tratamento e montagem de seus pratos. A ação foi parte da preparação do setor gastronômico para o Festival Degusta Jaraguá – programado para o mês de abril e que deve envolver 20 estabelecimentos – e parte do projeto de capacitação do setor gastronômico promovido em parceria entre o Sebrae e o núcleo de Hospitalidade da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), o Food Experience.

O workshop foi conduzido pela chef Amanda Selbach, formada pelo Instut Poul Bocouse, na França. “É uma troca de experiências, eles estavam com fome de novidades e muita curiosidade para conhecer pratos étnicos”, conta. O trabalho visa valorizar elementos como identidade, cultura e inovação, apresentação dos produtos, montagem de vitrine e a comunicação com clientes – medidas para atrair a freguesia.

Segundo a gestora do projeto no Sebrae, Milena Zimmermann de Freitas, o festival abarcará 23 estabelecimentos e cinco grupos étnicos: alemães, húngaros, poloneses, italianos e africanos – grupo que tem atraído a curiosidade dos participantes. No entanto, a maior parte dos interessados tem focado nos pratos alemães e italianos, conta a chef Amanda. “Em parte para pegar um pouco de suas essências e vivências familiares, aquilo que eles já conhecem”, explica.

O projeto segue a mesma linha do “Festival Gastronômico”, promovido anualmente em Joinville desde 2004. Cada um dos estabelecimentos envolvidos disponibilizará um prato típico de uma das cinco etnicidades envolvidas no festival. Segundo a gestora, o Degusta Jaraguá e o projeto Food Experience buscam capacitar o setor de gastronomia do município de forma a fazer de Jaraguá um polo turístico para a gastronomia. “Tanto para ampliar a alimentação fora do lar para quem é daqui como atrair gente de fora para experimentar as comidas típicas da região”, explica.

Além do interesse por doces típicos, predominou a procura por meios de aprimorar a imagem do seu negócio e como prender a atenção do consumidor, assim como maneiras de agregar o conhecimento internacional à experiência local. “O que se procura é maneiras de melhorar o que já se faz de bom”, ressalta. Outras etapas do projeto devem contemplar governança, marketing de produto, inovação e tecnologia e valorização da gastronomia local – tudo na intenção de tornar Jaraguá do Sul um mercado de destaque para a gastronomia.