Descubra as 14 marcas jaraguaenses que conquistaram o Brasil

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

16/03/2024 - 14:03 - Atualizada em: 16/03/2024 - 17:51

Mesmo com excelentes índices nos setores de segurança pública, educação e geração de empregos, Jaraguá do Sul também possui outros motivos para se orgulhar.

Por aqui, nasceram muitas empresas e marcas que hoje são reconhecidas no Brasil inteiro, levando o trabalho jaraguaense para fora de Santa Catarina.

Jaraguá do Sul tem o 7º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

 

Forte histórico, protagonismo e liderança estão entre os fatores que levam a cidade mais longe.

Bold

Vista aérea da empresa com montanha ao fundo

A Bold é líder nacional dos segmentos de acrílico e policarbonato | Foto Divulgação/Bold

A empresa que iniciou com o acrílico, hoje opera fortemente nos mercados de policarbonato e ACM, dentre outros materiais.

Com 19 anos de história e líder nacional dos segmentos de acrílico e policarbonato, a Bold está inserida nos mercados de comunicação visual, com fornecimento de chapas acrílicas, displays, luminosos, sinalizações entre outros.

Também está presente na construção civil, com o policarbonato, muito utilizado para coberturas, e com o ACM, material destaque em fachadas e revestimentos de prédios.

No segmento industrial, atua com o fornecimento de soluções em policarbonato, acrílico, plásticos de engenharia, carenagens industriais de alumínio, entre outros. Também trabalha com peças técnicas para praticamente todos os segmentos industriais.

Ao todo, seis unidades estão espalhadas pelo Brasil, com filiais em São Paulo, Minas Gerais e no Paraná. A matriz fica em Jaraguá do Sul, assim como a fábrica de chapas acrílicas, inaugurada no final do ano de 2018.

Hoje, o Grupo está entre os líderes do segmento no Brasil, e trabalha com grandes marcas como Budweiser, O Boticário, Vivo e LG.

Casa do Chocolate

Produtos encantaram estrelas do SBT | Foto: Pedro Leal/OCP News

Os produtos da Casa do Chocolate, empresa jaraguaense que há mais de 20 anos atua no ramo, também ultrapassaram as barreiras do Estado.

A marca Pikantus Chocolate encantou o apresentador de televisão Celso Portiolli e ganhou espaço entre outras estrelas do SBT.

A apresentadora Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos, também fez encomendas na Casa do Chocolate para presentear seus amigos, família e colegas de trabalho da emissora.

Além de continuar o mesmo seguimento inicial de revenda de chocolates e utensílios, a empresa comercializa produtos com sua própria marca, incluindo barrinhas personalizadas, trufas, bombons, canecas personalizadas, docinhos para festas e eventos e toda linha de presentes.

Chocoleite

Cinco diferentes embalagens do Chocoleite, em garrafas plásticas, vidro e caixinha

Marca tem o sabor de infância para muitas pessoas | Foto Divulgação/Chocoleite

A receita que elevou o leite achocolatado a outro nível nasceu aqui mesmo, em Jaraguá do Sul. Foi em 1959 que o “Choco Leite” foi inventado e registrado como marca perante o Instituto de Marcas e Patentes do Brasil.

A fórmula foi inventada por Gustavo Gumz, empreendedor do ramo de laticínios. A marca está presente em quatro estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com sabor de infância, o produto alcançou sucesso imediato em âmbito nacional e fez da receita de Gumz a favorita de milhares de consumidores espalhados país afora.

Com o tempo, além da tradicional garrafinha de vidro, passou a se apresentar no comércio em caixinhas ou em grandes embalagens plásticas.

Desde 2002 a empresa Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda dedica-se à fabricação e comercialização de seu produto mais nobre, o “Choco Leite”, bem como à produção e desenvolvimento de novos produtos. Sua sede está localizada no bairro Rio Cerro II.

Duas Rodas

Foto aérea do parque industrial da Duas Rodas

Empresa é responsável por fabricar aromas e sabores de produtos do mundo todo | Foto Divulgação/Duas Rodas

Bateu a fome e você só pensa no cheirinho daquele prato especial cujo sabor dá água na boca. Para a receita, busca logo ingredientes de primeira com aquele tempero que é segredo de família. Mas, afinal, de onde vem tanto sabor?

A Duas Rodas, a maior casa de aromas do Brasil, é uma empresa jaraguaense com mais de 90 anos de sucesso.

Grupo AMC

Os atores Cauã Reymond e Marina Ruy Barbosa vestem jeans Colcci

Marcas do Grupo AMC contam com campanhas nacionais envolvendo celebridades bem conhecidas, como Cauã Reymond e Marina Ruy Barbosa | Foto Divulgação/Colcci

Muito mais que simplesmente cobrir o corpo, a roupa confere status a quem a veste e traduz estilo e personalidade.

É isso que buscam os consumidores das principais marcas do país, entre as quais estão Colcci – que já apresentou um elenco de peso em suas propagandas, com destaque para a modelo Gisele Bündchen e atores globais, como Cauã Reymond e Marina Ruy Barbosa –, Forum e Coca-Cola Jeans.

Estas marcas, reconhecidas no Brasil e no mundo, pertencem ao Grupo AMC, conglomerado de negócios da família Menegotti, considerado o maior gestor de marcas da América do Sul.

Também pertencem ao grupo: Malhas Menegotti, Tufi Duek, Triton e Sommer. A empresa, que completa 39 anos, atende todas as regiões do Brasil e Mercosul e possui mais de 2 mil colaboradores em cinco parques industriais.

Grupo Lunelli

Mulher de vestido estampado em uma plantação de lavanda

Lez a Lez é uma das marcas do Grupo Lunelli | Foto Divulgação/Lez a Lez

Com Lunender, Hangar 33, Lunelli, Alakazoo e Fico no portfólio, a empresa está consolidada como referência nacional no mercado têxtil.

Presente em Jaraguá do Sul, possui um parque fabril com unidades em Guaramirim, Corupá, Massaranduba, Lontras, Avaré (SP), Maracanaú (CE) e quatro unidades de costura localizadas em Santa Catarina, onde são desenvolvidas e produzidas as cinco marcas do grupo.

A empresa produz cerca de 23 milhões de peças por ano e conta com mais de 5 mil colaboradores.

Grupo Malwee

Atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank abraçados junto a um muro de concreto

Atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank fizeram parte de campanha de inverno da Malwee | Foto Divulgação/Malwee

Unindo moda, inovação e sustentabilidade, o Grupo Malwee produz mais de 35 milhões de peças de vestuário por ano nas unidades fabris.

Fundada em 1968 e com 5,5 mil colaboradores, a Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e uma das mais modernas do mundo.

Detentora das marcas Malwee, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Kids, Carinhoso, Zig Zig Zaa e Malwee Liberta, está presente em todo o país por meio de 24 mil pontos de vendas multimarcas e 82 lojas monomarca.

A trajetória do Grupo Malwee iniciou muitos anos antes de sua fundação em 04 de julho de 1968. Tudo começou com as atividades da então Firma Weege, fundada em 1906.

Atualmente, a empresa familiar se destaca pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores, que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo.

Live!

Ísis Valverde em frente ao mar, sentada numa pedra, veste roupa da marca

Isis Valverde na campanha da marca fitness que conquistou o mercado internacional | Foto Divulgação/Live!

Se o assunto é moda fitness, não há como não citar a marca jaraguaense que já ultrapassou a fronteira brasileira e vem crescendo proporcionalmente à busca por uma vida mais saudável e com muito movimento.

Com lojas no Brasil e exterior, a Live! veste o público esportivo, casual e de moda praia. A marca se tornou referência em moda fitness e suas linhas se destacam pela alta tecnologia, conforto e performance.

Além das 20 franquias, a Live! está presente em mais de duas mil lojas multimarcas no Brasil, podendo ser encontrada também em países da Europa, América, África e Oceania.

Marisol S.A.

Duas meninas vestem Lilica Ripilica em paisagem de campo e céu azul

Lilica Ripilica é uma das marcas infantis mais conhecidas no país | Foto Divulgação/Marisol

A fofura e o design moderno das marcas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre ganhou as crianças do Brasil e trouxe um novo conceito de moda para os pequenos.

Os personagens criados pela Marisol S.A., uma das grandes empresas de destaque no setor do vestuário brasileiro, estão voltados ao seu principal público: o infantil.

Fundada em 1964 em Jaraguá do Sul, a empresa se reinventou ao longo do tempo e hoje também gerencia as marcas Marisol, Mineral e Mineral Kids. As marcas estão presentes em diversas lojas e nas franquias espalhadas pelo país. A empresa possui mais de 2.500 colaboradores.

Sol Paragliders

Parapente carregando uma pessoa voa sobre o Morro da Antena em Jaraguá do Sul

Voo livre tem sua história ligada à trajetória da empresa | Foto Divulgação/Sol Paragliders

Os dias ensolarados ficam ainda mais bonitos com o colorido dos parapentes no céu. Um dos esportes que mais chamam atenção para quem chega a Jaraguá do Sul, o voo livre tem sua história ligada à trajetória da Sol Paragliders.

Marca consolidada em todo o mundo há quase 30 anos, a empresa jaraguaense é uma das poucas do ramo de parapentes a ter desenvolvimento e fábrica própria, com produtos distribuídos em mais de 70 países.

Desde 2011, conta com linha de roupas e acessórios esportivos e as lojas Sol Store estão espalhadas pelo Brasil.

A empresa nasceu da paixão de voar e está alicerçada no bem-estar e cuidados com o corpo e a mente.

Trapp

Vista aérea do parque industrial da Trapp

Empresa de Jaraguá do Sul conquistou o mercado de cortadores de grama do Brasil | Foto Divulgação/Trapp

Especialistas afirmam que o investimento em paisagismo valoriza um imóvel em mais de 16%. E mesmo os leigos no assunto devem concordar que um belo jardim dá mais vida a qualquer lugar.

Um gramado verde e bem cuidado pode se transformar no recanto natural preferido da família e tem uma empresa jaraguaense que é especialista no assunto.

A marca líder no mercado de cortadores de grama também nasceu em Jaraguá do Sul. A Trapp, cuja história teve início na década de 1950, está presente em todo o Brasil e em mais de 60 países.

Seja nos acessórios para jardim, passando pela compostagem, ferramentas para hortas, até nos implementos rurais, como debulhadores, picadeiras, pulverizador e trituradores, a Trapp também ultrapassou os limites da cidade e hoje é presença no mundo.

Urbano

Fachada da empresa Urbano Alimentos

Urbano possui unidades em 10 estados brasileiros | Foto Divulgação/Urbano

Aquele casamento feliz de arroz com feijão – o prato número um na mesa dos brasileiros – também leva o selo de qualidade jaraguaense.

Fundada em 1960, a Urbano Alimentos está entre as maiores e mais importantes empresas de alimentos do país, atuando no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz.

Com tecnologia de última geração, suas unidades podem produzir mais de 50 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 320 mil toneladas de arroz em casca e de feijão. São mais de 1.200 colaboradores diretos.

As unidades de produção da Urbano Alimentos estão instaladas em dez estados brasileiros.

WEG

Foto mostra modelo do avião elétrico que será fabricado com a tecnologia WEG

WEG deve implementar sistema elétrico em um modelo de aeronave que já existe: o EMB-203 Ipanema | Foto Divulgação/WEG

Da colorida linha Composé – com tomadas, interruptores, plugues e adaptadores – utilizada na decoração de casa, aos imponentes geradores eólicos e os tecnológicos painéis fotovoltaicos, a WEG tem em seu portfólio mais de 460 linhas de produtos.

Essa gigante jaraguaense fundada em 1961 é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, atuando nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais, entre outros. Para isso, conta com quase 30 mil colaboradores e mais de 3 mil engenheiros.

Seus produtos estão presentes nos cinco continentes, apresentando-se como as maiores soluções tecnológicas e inovadoras.

Zanotti

Área interna da fábrica, com maquinários

Empresa produz, em média, 11 milhões de metros de fita por dia | Foto Divulgação/Zanotti

A Zanotti é uma empresa com mais de 35 anos de existência no ramo de fitas elásticas, sendo referência em toda a América e uma das maiores do mundo.

São 1.700 colaboradores trabalhando para produzir em média 11 milhões de metros de fita por dia.

Possui operações em todo o território brasileiro, além de comercializar seus produtos em quase todos os países da América e manter contato ativo nos cinco continentes.

Seus produtos atendem a toda cadeia têxtil e estão presentes no dia a dia das pessoas nas mais diversas formas: seja na fita elástica de uma cueca ou lingerie, escondidos nas roupas, em produtos hospitalares, calçadistas, automobilísticos e de diversas outras formas.

Hoje a empresa produz mais de 11 milhões de metros de fitas elásticas por dia em avançado parque fabril em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, com mais de 100 mil metros quadrados.