Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG e Unicef celebram avanços pela infância em Manaus e anunciam expansão de ações para acesso adequado à água e ao saneamento em escolas rurais

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

16/02/2026 - 10:02 - Atualizada em: 16/02/2026 - 10:52

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a WEG renovaram a parceria que mantêm desde 2023. O novo acordo de colaboração, que vai até dezembro deste ano, tem como objetivo dar continuidades às ações de acesso adequado a água, saneamento e higiene (WASH) em escolas rurais de Manaus, com foco nas comunidades ribeirinhas dos Rios Negro e Amazonas.

No Brasil, segundo dados do Censo Escolar 2024, mais de 8 mil escolas públicas municipais não têm acesso à água por meio de fontes adequadas, sendo que, em mais de 2 mil unidades, o acesso é inexistente. Esse cenário nacional já evidencia a persistência de desigualdades estruturais no acesso a serviços básicos no ambiente escolar.

No estado do Amazonas, a situação requer atenção. Em 59 municípios, foram identificadas 2.084 escolas públicas estaduais e municipais com acesso inadequado à água, o que corresponde a 40,5% do total de escolas do estado. Essas unidades concentram aproximadamente 79 mil matrículas, revelando a magnitude do impacto sobre crianças e adolescentes. A inadequação atinge de forma desproporcional territórios rurais e diferenciados, com forte incidência em terras indígenas, que respondem por parcela expressiva das escolas afetadas. O perfil das matrículas evidencia ainda um recorte étnico-racial relevante: cerca de 41,5% dos estudantes são indígenas e 50% são negros, reforçando que a precariedade do acesso à água nas escolas do Amazonas se sobrepõe a desigualdades territoriais, étnicas e socioeconômicas já existentes.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Em 2026, a parceria do Unicef com a WEG impactará 25 escolas, onde estudam cerca de 1 mil estudantes, por meio da combinação de intervenções diretas em infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo banheiros adequados, além de de atividades educativas, como oficinas, eventos escolares, materiais pedagógicos e formação de gestores públicos e técnicos da educação.

“O trabalho que o Unicef vem desenvolvendo em Manaus, desde 2023, por meio do apoio da WEG, consolidou um modelo de ação integrada e sustentável, com resultados concretos na melhoria da infraestrutura, no apoio ao fortalecimento de capacidades locais e na promoção do direito à água e saneamento para crianças e adolescentes, incluindo a promoção da dignidade menstrual e da resiliência climática em escolas do Amazonas. É com base nesse modelo que continuaremos atuando e impactando ainda mais vidas”, afirma Rayanne Cristine Maximo França, Chefe do escritório do Unicef em Manaus.

“O projeto WASH, promovido pela Unicef, tem desempenhado um papel importante no acesso à água potável para as crianças e comunidades de Manaus. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até aqui e orgulhosos do impacto social gerado, que reforça nosso compromisso no apoio a transformação social para uma melhor qualidade de vida” completa Daniel Godinho, Vice Presidente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.

Foto: Divulgação

Resultados já alcançados

Entre novembro de 2023 e julho de 2025, a parceria entre Unicef e WEG promoveu avanços significativos no acesso à água potável, saneamento e higiene (WASH) para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Manaus, nos territórios da Colônia Antônio Aleixo e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. Ao todo, 13 escolas públicas se tornaram ambientes mais seguros, saudáveis e inclusivos, e o projeto alcançou 5.547 estudantes com serviços seguros de água, saneamento e boas práticas de higiene, além de beneficiar 2.696 estudantes que menstruam com kits de higiene menstrual e informação de qualidade.

Além disso, mais de 430 gestores e profissionais foram capacitados sobre tecnologias WASH, gestão de recursos e direitos humanos à água e ao saneamento. As formações fortaleceram as gestões escolares para mobilizar recursos públicos e privados. A Escola Municipal Canaã II, por exemplo, foi beneficiada pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Água) e a Escola São João do Tupé teve seu projeto selecionado na etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O impacto conjunto entre Unicef e WEG também ultrapassou o espaço escolar, promovendo a articulação intersetorial com a Secretaria Municipal de Educação, as comunidades e lideranças locais.

Sobre o Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, a entidade faz o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o Unicef comemorou 75 anos no Brasil.

O trabalho do Unicef é financiado inteiramente por contribuições voluntárias.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.