A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul conquistou reconhecimento estadual durante a Mostra de Boas Práticas Municipais 2026, realizada dentro da programação do Summit Cidades 2026, em Florianópolis. O Município recebeu certificado e troféu de reconhecimento institucional na categoria temática “Governança, Transformação Digital, Dados e Inovação”, com a prática intitulada “Governança pública e eficiência regulatória: a experiência da Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul com a Gestão da Qualidade”.
A Mostra de Boas Práticas Municipais é promovida pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), a Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), o Cincatarina e a Fepese. A iniciativa tem como objetivo identificar, valorizar e disseminar experiências inovadoras que contribuam para uma gestão pública mais eficiente, transparente e orientada para resultados. As práticas selecionadas são reconhecidas durante o Summit Cidades, um dos principais eventos de gestão pública do país.
A experiência apresentada por Jaraguá do Sul destacou o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Vigilância Sanitária, iniciativa que vem promovendo a padronização de procedimentos, o fortalecimento da governança interna e a melhoria contínua dos serviços prestados à população e ao setor regulado.

Foto: Divulgação/PMJS
A implantação do SGQ teve início a partir da participação do município no Projeto IntegraVisa, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), e tem resultado na revisão de processos, elaboração de documentos padronizados, busca de dados para definição de indicadores de desempenho e fortalecimento da cultura da qualidade dentro da instituição. Essas ações contribuem para aumentar a eficiência regulatória e ampliar a transparência dos processos aos cidadãos e empreendedores que dependem dos serviços da Vigilância Sanitária.
Além dos avanços internos, a prática foi reconhecida pelo seu potencial de replicação em outros municípios, demonstrando como ferramentas de gestão podem fortalecer a atuação do poder público e qualificar a prestação de serviços à sociedade.
Para a gerente de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Camila Vieira Sens Fernandes, o reconhecimento representa a consolidação de um trabalho construído de forma coletiva, baseado no compromisso com a excelência, a inovação e a melhoria contínua da gestão pública.
A premiação reforça o protagonismo de Jaraguá do Sul no desenvolvimento de soluções inovadoras para a administração pública municipal e evidencia o compromisso do município com a modernização dos serviços, a eficiência regulatória e a promoção da qualidade nas ações de saúde pública.