Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo de SC anuncia pagamento de metade do 13º salário dos servidores públicos no dia 17 de julho

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC

Por: Elisângela Pezzutti

25/06/2026 - 09:06 - Atualizada em: 25/06/2026 - 09:46

Os servidores públicos de Santa Catarina receberão a metade do 13º salário no dia 17 de julho. Somando a parcela e os salários pagos entre o final de junho e o final de julho, o Governo do Estado colocará R$ 3,6 bilhões na economia catarinense em um intervalo de 31 dias – serão R$ 837 milhões extras somente com a antecipação de 50% do 13º.

“Com planejamento, gestão e cuidado para investir bem cada centavo dos catarinenses, estamos com as contas em dia e assim temos condições de cumprir esse compromisso com todos os servidores estaduais, um reconhecimento ao trabalho de mais de 185 mil pessoas. São famílias catarinenses que vão movimentar o comércio e toda a nossa economia”, disse o governador Jorginho Mello.

O pagamento antecipado de metade do 13º salário contempla 185.407 servidores públicos ativos e inativos vinculados ao Poder Executivo. A lista inclui as fundações e autarquias estaduais e os pensionistas pagos pelo Iprev. Não entram na conta as folhas salariais das estatais Casan, Celesc e do Badesc.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Os cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) mostram que, com a antecipação de 50% do 13º salário, serão R$ 3,6 bilhões circulando na economia de Santa Catarina em um intervalo de 31 dias. Nesta conta estão os R$ 837 milhões do 13º e os salários pagos em 30 de junho (R$ 1,4 bilhão) e 31 de julho (R$ 1,4 bilhão).

Para o secretário Cleverson Siewert, a antecipação do 13º para os servidores públicos demonstra, mais uma vez, a saúde financeira do Governo do Estado. “Com planejamento e controle sobre o que se arrecada e gasta, o governador Jorginho Mello pode antecipar a metade do 13º para o funcionalismo estadual e injetar R$ 3,6 bilhões na nossa economia em pouco mais de 30 dias. Este é um dinheiro que movimenta toda a cadeia produtiva catarinense e reflete indiretamente no caixa estadual”, disse o secretário.

A segunda metade do 13º salário do funcionalismo público será paga em dezembro – a data ainda deve ser anunciada pelo Governo do Estado.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.