Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo preserva a memória dos colonizadores de Santa Luzia

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

29/01/2026 - 10:01 - Atualizada em: 29/01/2026 - 10:30

Os integrantes do Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni concluíram recentemente o diagnóstico, pesquisa e documentação em vídeo para o projeto Audiovisual do Memorial do Bairro Santa Luzia – Os Colonizadores. O material está disponibilizado aqui.

O trabalho dá continuidade a uma série de iniciativas de valorização da memória local, como a Pesquisa do Memorial Fotográfico do Bairro Santa Luzia, a Exposição do Memorial e o Livro do Memorial do Bairro Santa Luzia. Hoje, o acervo do museu reúne quase 1.000 fotografias históricas, retratando desde os primeiros moradores até momentos marcantes da formação da localidade.

Durante o ano de 2025, a equipe se dedicou a analisar o acervo, investigar a identidade cultural local e registrar em vídeo cenas atuais no Bairro Santa Luzia, integrando-as às fotos históricas do museu. As gravações incluem a sede do museu e locais públicos, com recursos audiovisuais contemporâneos, como filmagens aéreas por drone, por exemplo. O vídeo será composto por uma narrativa envolvente sobre os primeiros colonizadores, suas famílias, propriedades, atividades e legado.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O objetivo é dar vida às imagens do Memorial Fotográfico, criando paralelos entre o passado e o presente, e mostrar como costumes, tradições e modos de vida introduzidos pelos colonizadores continuam a influenciar a comunidade até hoje.

Objetivo é dar vida às imagens do Memorial Fotográfico, criando paralelos entre o passado e o presente | Foto: Divulgação/PMJS

O termo colonizadores no caso deste bairro, se refere às famílias que obtiveram oficialmente títulos de posse das propriedades, organizando o uso da terra e estruturando a comunidade.

Além de preservar e difundir a história, o projeto busca fortalecer a produção audiovisual no município, ampliar o alcance das atividades culturais do museu e oferecer ao público uma experiência digital acessível e atrativa.

A proposta foi selecionada pelo edital de chamamento 1/2025/Seceç/PMJS, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 14.399/2022), executado com recursos do Governo Federal e operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.