Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereadores mirins de Jaraguá do Sul discutem combate ao fumo e valorização da saúde mental

Foto: divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

10/09/2025 - 14:09 - Atualizada em: 10/09/2025 - 15:04

A saúde mental foi tema de debate na palavra livre da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul na sessão ordinária dessa quarta-feira (10). Os jovens parlamentares levaram as pautas à tribuna no marco de diversas datas que sublinham a importância do autocuidado e da promoção de hábitos saudáveis.

A mirim Mellany Tauani Correa Liscano, da E.M.E.B. Frei Aurélio Stulzer, comentou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado anualmente no dia 29 de agosto e instituído pela lei nº 7.488 de 1986. Ela reforçou dados e estatísticas que demonstram o prejuízo causado pelo consumo contínuo de tabaco e outros produtos químicos presentes em cigarros.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de mortes no planeta que pode ser evitada. Por isso, pode ser considerada um problema de saúde pública. Estima-se que 209 mil pessoas morram todo ano somente no Brasil em decorrência do fumo”, listou.

A jovem parlamentar também recordou que a cifra de mortes ligadas ao tabagismo pode chegar a 4,9 milhões de pessoas. O número de substâncias tóxicas em cigarros – que, de acordo com Mellany, não possui quantidade segura de consumo – pode chegar a 4.700.

Pressão alta, doenças cardiovasculares, infarto, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio, hipertensão e diabetes foram alguns dos exemplos de condições causadas pelo consumo de cigarros e citadas por Mellany na tribuna.

A mirim também reforçou a correlação entre o tabaco e a taxa de 90% de casos de câncer de pulmão causados pelo fumo. “Qualquer aparente benefício do fumo, como melhora temporária do humor ou concentração, é ilusório. Isso porque são efeitos da nicotina, que rapidamente leva a sintomas de abstinência, ansiedade e vício”, asseverou.

Liscano recordou que o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece tratamento para pessoas com dependência de tabaco de forma gratuita, contando com médicos e atendimento profissional.

Prevenção ao suicídio em pauta

Já o mirim Luigi Vincenzo Konnel Luisi, da E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars, destacou a comemoração do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado nessa quarta-feira. “Momento em que o mundo se une para lembrar que cada vida importa e que a escuta, o acolhimento e o cuidado fazem toda a diferença”, comentou.

Luigi explicou que, frequentemente, não é possível reconhecer que pessoas estão lidando com sofrimentos psíquicos, e que pequenos gestos podem salvar vidas.

Além disso, o jovem parlamentar apontou para as ações do mês temático do Setembro Amarelo, com especial ênfase na valorização da vida, e na importância do diálogo para que as discussões sobre saúde mental atinjam pessoas que precisam ter suas dores aliviadas.

“Por isso, nesse 10 de setembro, eu deixo registrado aqui o meu compromisso e nosso dever coletivo: lutar para que ninguém se sinta sozinho em suas batalhas internas”, declarou. Luisi reforçou o papel da solidariedade, do respeito e da empatia na construção de uma sociedade mais saudável mentalmente.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.