Up Down completa 4 anos com novos projetos em Jaraguá do Sul

Foto: Reprodução.

Por: Elissandro Sutil

24/06/2021 - 15:06 - Atualizada em: 24/06/2021 - 15:33

Neste mês a entidade jaraguaense Up Down, União de Pais pela Síndrome de Down, completou quatro anos de existência. Outro motivo para comemorar é que a instituição recebeu o certificado estadual de serviços de utilidade pública, que agora possibilita a destinação de verbas públicas para seus projetos.

Segundo a coordenadora administrativa, Maristela Varela, a obtenção do certificado é essencial para dar vazão aos futuros projetos de ampliação da associação.

“Para essa conquista, precisávamos ter no mínimo três anos com atividades de utilidade pública certificada, no nosso caso são as pessoas com síndrome de Down. Recentemente começamos o atendimento psicopedagógico com a professora Solange, a sala tem capacidade para 10 alunos, mas queremos aumentar esse número e o certificado vai ajudar muito”, explicou Maristela.

Foto: Reprodução.

Atualmente, a sede do grupo está na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 972, sala 13, mas a entidade possui planos para alugar algum local maior e já adaptado para os alunos.

Novo projeto

Em agosto, o UP Down lança o projeto “Cuide-se bem para cuidar do outro também”. Segundo Maristela, muitos pais acabam tendo dificuldade em acompanhar o tratamento dos filhos com síndrome de Down. É necessária muita paciência e saúde mental e o objetivo do projeto é justamente esse, apoiar e auxiliar esses pais para conseguirem cuidar de seus filhos.

Assim que o recém nascido é diagnosticado com a síndrome de Down, os pais são acolhidos pela associação e conversam com psicólogos e famílias que já possuem experiência com o tema. Com o projeto, os pais vão contar com o apoio de nutricionistas, psicólogos e esteticistas enquanto estiverem na associação.