Unidade Básica de Saúde do Bairro Chico de Paulo é reformada e ampliada

Foto: Fabio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

29/05/2024 - 16:05 - Atualizada em: 29/05/2024 - 16:57

Na manhã desta quarta-feira (29), foi realizada a solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Chico de Paulo. A UBS, inaugurada em 2014, leva o nome do senhor Reinholdo Wuerges, agricultor e alfaiate, um dos primeiros moradores do bairro.

O espaço reformado compreende 225,26 m² e com a ampliação de 123,72 m², a unidade passou a ter 348,98 m² de área construída. O investimento do Município nas obras, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino Serviço (Coapes), somam R$ 880.883,04.

Com a ampliação, unidade passou a ter 348,98 m² de área construída | Foto: Fabio Junkes/OCP News

Capacidade de atendimento vai dobrar

Agora mais moderna e com equipamentos de ponta, a UBS também vai dobrar sua capacidade de atendimento, com seis consultórios médicos, sala de vacinas, sala para atendimentos odontológicos, sala de acolhimento, sala de procedimentos, sala de aula, copa e recepção, entre outros ambientes.

Na unidade há seis consultórios médicos | Foto: Fabio Junkes/OCP News

 

População também conta com atendimento odontológico | Foto: Fabio Junkes/OCP News

A unidade conta com cerca de 6 mil cadastros ativos e atende o Bairro Chico de Paulo e parte do Água Verde. Em 2023 a UBS atendeu 5.077 pessoas e fez 66.133 procedimentos. Neste ano, 2.354 pessoas já passaram por atendimentos na UBS, que possui mais de mil idosos cadastrados, 30 gestantes, mais de 800 crianças menores de 9 anos e quase duas mil pessoas com doenças crônicas.

A equipe da unidade conta com enfermeiro, médicos, residentes de medicina de família e comunidade, técnicos de enfermagem, vacinador, agente comunitário, atendente de recepção, dentista, auxiliar de odontologia e agente de limpeza. No local também funciona a Academia de Saúde, onde é desenvolvido um trabalho de promoção à saúde e prevenção de agravos, sob a supervisão de um educador físico, por meio de grupos de atividades.

O prefeito Jair Franzner destacou o cronograma de investimentos na área da Saúde em Jaraguá do Sul. “Temos um planejamento de melhorias significativas na parte estrutural das unidades e, também, quanto à ampliação dos horários de atendimento e das equipes de trabalho, com a contratação de mais médicos”, pontuou.

O secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti também falou sobre investimentos, informando que as unidades de saúde estão sendo adaptadas para atender a demanda crescente de pacientes. “Tínhamos um momento quando estas UBS foram inauguradas no passado, agora, temos outro. Precisamos nos adaptar ao aumento populacional e atender da melhor forma possível os munícipes”, declarou, observando também que as unidades foram todas adaptadas para garantir a acessibilidade.

Na ocasião, o prefeito Jair Franzner também apresentou o médico Luiz Rogério da Silva, que assumirá a Secretaria Municipal de Saúde no lugar de Alceu Gilmar Moretti nos próximos dias. Moretti deixa a pasta para participar como candidato a prefeito de Corupá nas próximas eleições.

O atual secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti (à esquerda), o prefeito Jair Franzner e o médico Rogério Luiz da Silva, que assumirá a pasta nos próximos dias| Foto: Eduardo Montecino/PMJS

 

 

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.