Com um crescimento de quase 7% no ano passado, o setor de turismo foi responsável por movimentar mais de R$ 11 bilhões entre as operadoras de turismo brasileiras em 2015. Foram mais de cinco milhões de pessoas embarcadas pelas operadoras no ano passado. Em Jaraguá do Sul, não existem dados oficiais da movimentação do setor, mas a procura nas operadoras de turismo continua em alta, segundo agentes do segmento. Nesta época do ano, turistas jaraguaenses apostam em destinos para conhecer novas culturas, e também aproveitam os atrativos da região Sul.
Destinos preferidos no exterior
Com a desvalorização do peso argentino frente ao real, a Argentina ganha cada vez mais destaque para turistas brasileiros, afirma a Cosmos. Por lá, as temperaturas também são baixas nesta época do ano, mas os vales, as montanhas cobertas de neve e os parques de ski oferecem um atrativo a mais para curtir o frio. Na região de Mendoza, os picos que cercam as cidades e as vinícolas são ideais para quem não dispensa uma paisagem de tirar o fôlego. Já em Buenos Aires, o destaque fica para a mistura interessante entre o antigo e o moderno, entre as tradições e as novas manifestações culturais.
O câmbio alto também não foi motivo para os jaraguaenses deixarem de lado os encantos das terras européias. Países com vasta extensão litorânea, como França, Itália e Portugal, são os preferidos durante o verão europeu. Além disso, o Sul da Alemanha, onde fica localizada a rota romântica com seus castelos, atrai os visitantes mais interessados pela cultura alemã. Mais recentemente, a queda do dólar e do euro e as promoções atrativas de passagens aéreas serviram de incentivo a mais para o passeio.
Destinos preferidos no Brasil
As serras catarinense e gaúcha, além do nordeste brasileiro, estão entre os destinos preferidos no Brasil para os jaraguaenses, de acordo com a Cosmos. Repleta de paisagens deslumbrantes e boas opções gastronômicas, a serra gaúcha é o destino ideal para quem quer aproveitar o frio com charme. Ao todo, 47 municípios fazem parte da chamada região uva e vinho, mas as famosas Gramado, Canela e Bento Gonçalves continuam a ser as principais estrelas do roteiro dos jaraguaenses. A maioria prefere fazer o passeio de carro, já que são cerca de sete horas de viagem até Gramado. De lá, é possível montar diversas rotas, aproveitando principalmente a gastronomia típica, com produtos coloniais, chocolates e vinhos.
Nos finais de semana, a principal pedida na região é a serra catarinense, especialmente as cidades de Urubici, São Joaquim e Lages. A proximidade está entre os fatores que tornam a localidade atrativa – a 4h30 de distância de carro, é possível aproveitar muito em poucos dias. A região dos cânions e a Serra do Rio do Rastro são atrações indispensáveis. Em termos de hospedagem, a variedade é grande e vai de pequenas pousadas, cabanas e hotéis até grandes resorts.
Para quem prefere fugir do frio, o nordeste brasileiro ainda é o destino mais procurado. Maceió, Fortaleza, Natal, Recife e Porto de Galinhas estão entre as cidades preferidas dos jaraguaenses, por unirem infraestrutura, praias paradisíacas e facilidade de acesso. Nesses lugares, a temperatura costuma chegar a 30ºC. Além disso, o preço pode ser um atrativo: segundo pesquisa do site Trivago, no inverno os preços em diversas cidades do Nordeste podem ser até 40% mais baixos.