Será aberto na próxima terça-feira (5) em Timbó o Centro de Atendimento para a Dengue (CAD). O espaço deverá funcionar por 120 dias e será instalado no Centro Evangélico Luterano, na Rua Prof. Július Scheidemantel, no Centro da cidade.
Na última semana, o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, havia anunciado que o CAD seria aberto na segunda-feira (4), mas a “inauguração” foi adiada por um dia por causa da instalação do Sistema SUS e toda informatização do espaço.
O Centro de atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, sem fechar para o almoço.
Segundo a Secretaria de Saúde, a porta de entrada para as pessoas com sintomas de dengue (febre alta com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e fraqueza), mas que não possuem nenhuma comorbidade, será a Unidade de Saúde de Família (USF) do bairro.
Já os pacientes que pertencem ao grupo com condições clínicas especiais, em risco social ou com alguma comorbidade, devem se dirigir diretamente ao CAD para avaliação clínica. Estão neste grupo as lactantes (até 24 meses), gestantes, adultos com 65 anos ou mais, hipertensos ou que tenha alguma outra doença cardíaca grave, diabéticos mellitus, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asmáticos, obesos, pacientes hematológicos crônicos, com ácido péptica, doenças hepáticas ou com doenças autoimunes.
Estrutura
Na quarta-feira (28), o Comitê Intersetorial para o Enfrentamento da Dengue se reuniu na Policlínica com o secretário Alfredo João Berri, para traçar os últimos ajustes da estrutura de atendimento do CAD. “Estará à disposição da população em torno de 30 leitos, entre camas hospitalares e poltronas, equipe técnica com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, um veículo, bebedouros, computadores e demais materiais necessários para atendimento”.
Números atualizados
Até segunda-feira (26), havia 163 pacientes notificados na cidade. Destes, 11 positivos e 5 autóctones (pessoas que contraíram a doença dentro do município). A atualização dos casos será semanal.