Com o início da operação do Terminal de Integração da Barra, no dia 17 de dezembro, duas novas linhas serão acrescidas ao transporte coletivo jaraguaense:
- Linha 500.4 – Ribeirão Grande da Luz / Terminal Barra, que atenderá a rua Erwin Rux e a comunidade do Ribeirão Grande da Luz, (hoje, atendidas pelas linhas 500 – Cruz de Malta e 540 – Rio da Luz);
- Linha 550.4 – Rio Cerro / Terminal Barra, que atenderá as Tifas Javali, Aurora e União, bem como a rua Amandus Rengel, paralela a SC-110.
Ambas as linhas farão seu roteiro no modo Circular, iniciando e finalizando suas viagens no Terminal da Barra. Dessa forma, os passageiros dessas linhas que quiserem seguir para o Centro ou voltar dele, deverão fazer a integração no Terminal da Barra.
- Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
- Profissionais preservam ofícios que estão se tornando cada vez mais raros
A integração consiste em o usuário pegar um segundo ônibus para completar sua viagem até o destino final. Isso pode ser feito pagando apenas uma passagem, desde que o usuário esteja munido do cartão Jaraguá TEM.
Importante
Na primeira semana, de 17 a 20 de dezembro, os passageiros dessas duas linhas novas que pagarem em dinheiro poderão entrar pela porta de trás, para não pagar uma nova passagem. Os motoristas orientarão os passageiros a fazer o cartão Jaraguá TEM Cidadão no guichê do Terminal da Barra, para ter acesso a integração.
Por questões operacionais, o cartão é retirado pelo usuário no dia útil seguinte. Lembrando que a emissão do cartão é gratuita, a pessoa apenas paga o valor de passagens. Com o cartão, o passageiro paga uma tarifa menor que a embarcada em dinheiro. A partir de janeiro de 2025, a integração ocorrerá somente com o uso do cartão.
Avisos serão fixados nos ônibus que farão essas linhas, para que os passageiros fiquem cientes.
Cartão Jaraguá TEM
É importante que os usuários adquiram o cartão Jaraguá TEM, que além do benefício da integração, torna o sistema mais ágil e garante economia na tarifa, visto que a tarifa antecipada (no cartão Jaraguá TEM) é de R$ 3,94 e a tarifa embarcada (em dinheiro), custa R$ 4,50.
O cartão Jaraguá TEM Cidadão pode ser solicitado nos guichês do Terminal do Centro (retirada imediata) e também no Terminal da Barra (retirada no dia útil seguinte). Os demais tipos de cartões somente são emitidos no Terminal do Centro.
O horário de funcionamento do guichê do Terminal da Barra será das 7h30 às 12h e das 13h às 17h15, de segunda a sexta-feira.
Eventuais ajustes
Durante os primeiros meses, a Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a concessionária Senhora dos Campos vão analisar os dados da operação, efetuando ajustes (caso necessário), nos horários e nas viagens, para melhor atender as demandas da população.
Inicialmente, serão ofertados 11 horários para cada linha, atendendo as necessidades dos turnos de indústrias, comércio e escolas. Excepcionalmente, em virtude do calendário de final de ano, essas duas linhas não estarão presentes nas tabelas horárias diferenciadas de 21 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025. A partir de 06 de janeiro de 2025, voltam a operar novamente junto à tabela horária de dias úteis.
Informações
Para a consulta completa dos horários, os usuários podem acessar o site da concessionária Senhora dos Campos. Em caso de dúvidas, solicitação de informações ou horários, podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário da empresa nos telefones 0800-645-8585 ou (47) 3275-8500; na Ouvidoria da Prefeitura ou pelos aplicativos Jaraguá TEM e Jaraguá na Mão.