Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SUS: Jaraguá do Sul inicia vacinação contra a bronquiolite em bebês prematuros

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

17/02/2026 - 10:02

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, já está disponível na Central de Vacinas da Reinoldo Rau o imunizante contra bronquiolite para bebês prematuros e com comorbidades. O imunizante oferecido pelo SUS é o nirsevimabe, um anticorpo monoclonal, que amplia a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa da doença. Na rede particular, a dose dessa vacina chega a custar R$ 1.500,00.

Podem receber:

-Crianças prematuras (menores de 36 semanas e 6 dias) são grupo elegível para receber o nirsevimabe.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

-Crianças menores de 24 meses de idade com condições clínicas específicas, tais como:

Doença pulmonar crônica da prematuridade (broncodisplasia)
Cardiopatia congênita hemodinamicamente significativa
Anomalias congênitas das vias aéreas
Doenças neuromusculares
Fibrose cística
Imunocomprometimento grave (de origem congênita ou adquirida)
Síndrome de Down

Para o recebimento da dose será preciso apresentar receita médica obrigatória indicando o anticorpo e a solicitação deverá estar rigorosamente dentro das indicações do protocolo do Ministério da Saúde. A receita médica deverá conter: nome do paciente, data de nascimento, peso, indicação de prematuridade com idade gestacional (IG) e descrição da comorbidade com CID, posologia, data, carimbo com CRM e assinatura do médico.

Confira aqui o modelo de solicitação do imunizante disponibilizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive): Solicitação Prescrição de nirsevimabe

A diretora da Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, ressalta que o município está recebendo as doses do Ministério da Saúde aos poucos, por isso, pode ocorrer oscilação nos estoques, nesta primeira fase. “Por enquanto o imunizante está disponível somente na Central de Vacinas. À medida em que recebermos novos lotes, será avaliada a possibilidade de ampliar a oferta para as UBSs”, explica.

O SUS já oferece a vacina contra o VSR para gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, protegendo os bebês desde o nascimento.

Bronquiolite

Como a maioria dos casos é decorrente de infecção viral, não existe tratamento específico para a bronquiolite. O manejo é baseado no tratamento dos sinais e sintomas que incluem: terapia de suporte; suplementação de oxigênio, conforme necessário; hidratação; e uso de broncodilatadores, (substâncias que promovem a dilatação das pequenas vias aéreas nos pulmões), especialmente quando há chiados evidentes.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.