A Sociedade Aliança promoveu no domingo (30) uma etapa do projeto “Sua Receita no Aliança”, com pratos típicos remanescentes dos povos germânicos no território rural de Jaraguá do Sul. Seis participantes foram selecionados a as receitas constarão em e-book e vídeo com lançamento previsto nas redes sociais da Sociedade até o fim do ano.
As receitas foram analisadas segundo critérios de sabor e equilíbrio, textura e preparo, apresentação visual, fidelidade à tradição alemã e originalidade. Para avaliar as preparações, três especialistas estiveram presentes: Elton Correia, diretor da Secretaria Municipal de Turismo de Jaraguá do Sul; Daiane Sasse e Ademir Pfiffer, ambos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
A classificação final ficou assim:
1º lugar: Venir Hornburg Steinert – Rinderroulade (Bife à Rolê com acompanhamentos);
2º lugar: Rosenilda Velz Schnitzel – (Bisteca à Milanesa com acompanhamentos);
3º lugar: Gerson Hornburg – Gefüllte Ente (Marreco com acompanhamentos).
Os outros participantes foram:
Adriana Ehlert Hackbarth – Bolo de Rosas (sobremesa);
Seli Braun – Toalha Felpuda (sobremesa);
Isolde Siewerdt Borchardt – Hering Salada (entrada).
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Gilberto Gesser, iniciativas desta natureza mostram a força da identidade cultural e o papel essencial da comunidade na preservação das tradições. “Cada prato apresentado revela não apenas técnicas e sabores, mas histórias de famílias e de pertencimento que precisamos valorizar e manter vivas”.
Para o diretor de Cultura, Antonio Marcos da Silva (Déga), ver a comunidade reunida em torno da culinária germânica reafirma a construção da cultura coletivamente. “Este projeto resgata memórias, fortalece vínculos e transforma saberes tradicionais em patrimônio compartilhado, que agora ganham novos espaços de celebração nos eventos da Sociedade Aliança”, explica.
O presidente da Sociedade Aliança, Waldino Hornburg, também destacou o caráter coletivo da iniciativa: “todos os participantes são vencedores porque se propuseram a preparar as receitas ensinadas dentro de suas casas que, agora, integrarão os nossos eventos”, disse.
O evento contou com recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.