Serviço Famílias Acolhedoras está em novo endereço

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

18/10/2023 - 13:10 - Atualizada em: 18/10/2023 - 13:20

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, informa: o Serviço de Famílias Acolhedoras desde o dia 9 de outubro atende na Rua Arthur Gumz, 765, no bairro Vila Nova, próximo a igreja Católica Rainha da Paz. O contato com este serviço pode ser feito pelo telefone: (47) 3307-6730 ou pelo whatsapp: (47) 3370-5404. Anteriormente esta serviço funcionava no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Vila Baependi.

O que é família Acolhedora?

São famílias voluntárias da comunidade que são selecionadas, capacitadas, cadastradas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento para oferecer e garantir cuidados individualizados em ambiente familiar e afetuoso para crianças e adolescentes por meio de medida protetiva (Artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) devido à diversos fatores que impossibilitou temporariamente a família de origem a cumprir sua função de cuidado e proteção.

Quem pode acolher?

Para se cadastrar no serviço, as famílias voluntárias precisam atender aos seguintes pré-requisitos: residir no município; ser maior de 21 anos, ter disponibilidade afetiva e emocional; haver concordância de todos os membros do núcleo familiar; não estar cadastrado no Cadastro Nacional de Adoção; não possuir antecedentes criminais; habilidade em ser cuidador; todas as configurações familiares são aceitas não havendo restrição de sexo ou estado civil.