Na próxima segunda-feira (8), alunos da rede municipal de ensino de Joinville voltarão às aulas em sistema de rodízio. Eles passarão uma semana nas escolas e outra realizando atividades em casa.
Para garantir o retorno seguro, com aprendizagem de qualidade e socialização saudável, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação (SED), adotou uma série de protocolos para ajudar os alunos, profissionais e pais.
Em relação à programação do rodízio dos alunos, durante esta semana, os Centros de Educação e Infantil (CEIs) e as escolas da rede municipal estão entrando em contato com as famílias para informar a escala das turmas.
Caso não haja contato, a orientação da SED é que os familiares busquem informação junto à unidade em que o aluno está matriculado.
Para garantir segurança e organização, as medidas protetivas serão adotadas desde o momento da entrada dos alunos e profissionais nas escolas.
Todos irão passar por aferição de temperatura e será obrigatório o uso de máscara. Além disso, haverá recipientes com álcool em gel para a higienização das mãos.
Distanciamento
Durante as aulas, o distanciamento entre os alunos será garantido com a presença de apenas 50% da turma nas salas. Todas as atividades, inclusive Educação Física, serão realizadas normalmente, desde que respeitados os regramentos de distanciamento e saúde.
Os cuidados também serão rigorosos no fornecimento da merenda escolar. Todas as cozinheiras da rede municipal de ensino foram capacitadas sobre processos higiênicos sanitários e estão prontas para ofertar aos alunos refeições seguras, com distribuição adequada.
De acordo com o secretário de Educação, Diego Calegari, todas as precauções de segurança estão sendo tomadas para garantir aos alunos aprendizagem adequada e a volta da convivência saudável com amigos e professores.
“Estamos muito felizes com o retorno às aulas. Temos certeza de que 2021 será um ano muito positivo, com aprendizagem e boas memórias para todos que integram a rede de ensino de Joinville”, disse o secretário.