Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Oficinas Artísticas beneficiam alunos da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

16/01/2022 - 14:01 - Atualizada em: 17/01/2023 - 17:00

Em 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul (Semed), em parceria com a Sociedade Cultura Artística (Scar), desenvolveu um Projeto de Oficinas Artísticas com alunos da Rede Municipal de Ensino. Divididos em três ciclos, foram atendidos 1.200 estudantes, que tiveram a chance da experimentação nas quatro linguagens artísticas: artes visuais, teatro, música e dança.

A secretária municipal de Educação, Emanuela Wolff, explica que as atividades são desenvolvidas no contraturno escolar, possibilitando o compartilhamento de saberes e de produções entre os alunos, juntamente com professores especialistas nas modalidades artísticas oferecidas.

Foto: Divulgação Scar

De acordo com ela, essa é uma forma de ampliar o aprendizado do aluno, contribuindo com a formação integral, promovendo aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, considerando as diversas culturas infantis e juvenis e seu potencial criativo.

O curso é oferecido no decorrer de cada ano letivo, em ciclos, com duração de doze semanas cada, atendendo um conjunto diferente de unidades escolares. Assim, ao término de um ano letivo, são ofertados três ciclos do curso que atenderão todas as unidades escolares que possuem alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental.

Foto: Divulgação Scar

Em cada ciclo, são formadas dez turmas (cinco turmas no período matutino e cinco no período vespertino) com capacidade de atendimento de 40 alunos em cada período, totalizando 400 alunos por ciclo e 1.200 durante o ano letivo. O transporte dos alunos no trajeto unidade escolar-Scar-unidade escolar é oferecido pela Semed, assim como o almoço nos dias de curso. O lanche durante o curso é organizado pela Scar.

A secretária de Educação, Emanuela Wolff, destaca que o objetivo do ensino da arte na educação básica é propiciar o desenvolvimento das capacidades criativa, reflexiva e crítica, bem como o aprendizado estético e sensível e, para que isso aconteça, os estudantes devem conhecer as técnicas das diferentes linguagens artísticas, conhecer a história da arte e os diferentes momentos políticos e sociais em que a arte está inserida. Isso favorece o exercício da criatividade e proporciona descobrir maneiras de representar e expressar seus sentimentos.

As aulas são quase todas práticas, oportunizando aos alunos o contato e a vivência com diversas linguagens artísticas, estimulando a expressão por meio delas, o desenvolvimento de novas habilidades e uma leitura do mundo sob a perspectiva das artes.

Foto: Divulgação Scar

As práticas oferecidas estimulam a criatividade, propondo aos alunos a criação de obras, esculturas, objetos, desenhos, pinturas, textos, músicas, coreografias e peças de teatro, entre outros. O processo criativo da arte ocorre a partir da percepção, com o objetivo de expressar emoções e ideias, imprimindo e materializando um significado único e diferente para cada obra.

“Acreditamos que inserir nossos estudantes em projetos culturais faz com que formemos cidadãos completos, com mais acesso, é possível termos uma cidade sempre em franco desenvolvimento”, ressalta Emanuela.

“A arte contribui para o processo do desenvolvimento humano, por isso os 1.200 alunos que passaram pelo projeto realizaram uma imersão no campo das artes, aprendendo de forma prática em um espaço físico adequado, com professores especializados e experientes. A parceria com a Semed nos permitiu receber alunos vindo diretamente de suas escolas, em grupo, o que reforçou os laços entre eles, fazendo os resultados do projetos chegarem até as famílias e comunidade”, destacou a diretora-executiva da Scar, Edilma Lemanhê.

<>

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.