A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está atenta e segue em alerta, monitorando a situação da dengue no município. A exemplo do que ocorre no Estado, o aumento no número de focos do Aedes aegypti e de casos confirmados de dengue, preocupam.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 29 de março deste ano já foram confirmados 760 focos do mosquito da dengue em Jaraguá do Sul. Um número bem superior ao registrado no mesmo período de 2022.
Segundo o último informe epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), divulgado nesta semana, o estado já registra mais de 25 mil focos do mosquito da dengue, em 215 municípios. Destes, 145 são considerados infestados, incluindo Jaraguá do Sul. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.
O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, destaca o momento de atenção quanto ao avanço de focos e casos de dengue no estado e em Jaraguá do Sul. “Seguimos monitorando a situação aqui na cidade e trabalhando na criação de estratégias para combater a proliferação do Aedes aegypti”.
O diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, reforça a necessidade de colaboração por parte dos munícipes, evitando possíveis depósitos de água como pratos de plantas, baldes, tanques, lonas, regadores, vasos, lixeiras, entre outros.
Nesta sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo boletim da dengue, com a atualização dos números em relação aos casos, focos do mosquito e bairros com maior incidência de focos.