Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saúde Mental: comissão para fortalecer o diálogo sobre o tema é proposta em Jaraguá do Sul

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

16/02/2026 - 18:02 - Atualizada em: 16/02/2026 - 18:55

Nesta sexta-feira (13), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma importante reunião intersetorial com representantes de diversas instituições do município, com o objetivo de dialogar, sobre a Linha de Cuidado em Saúde Mental, construída a partir do Projeto Saúde Redes.

O encontro, ocorrido nas dependências da Unisociesc, reuniu representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação Municipal, Centro de Referência Multidisciplinar (Campi), Gerencia Regional de Educação, Secretaria de Assistência Social, Rede Feminina de Combate ao Câncer, representantes da Gerencia Municipal de Saúde Mental, além de demais profissionais da rede.

Durante o encontro foi proposta a criação de uma Comissão Intersetorial de Saúde Mental, com a finalidade de fortalecer a articulação entre os setores, qualificar os processos de trabalho, identificar situações de vulnerabilidade, propor soluções compartilhadas e aprimorar a comunicação entre os serviços. A iniciativa busca reduzir fragmentações no cuidado, evitar sobreposição de ações e garantir maior efetividade nas intervenções.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O secretário municipal de Saúde, Rogério Luiz da Silva, destacou a importância da integração entre os setores: “A saúde mental exige corresponsabilidade. Nenhuma política pública se sustenta de forma isolada. Precisamos construir fluxos claros, fortalecer a comunicação entre as instituições e atuar de forma integrada para garantir um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo para nossa população. A criação da comissão intersetorial é um passo fundamental para consolidar essa rede de cuidado.”

Rogério destacou ainda: “a reunião reafirmou o compromisso do município com a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), consolidando uma atuação baseada na cooperação interinstitucional, na qualificação técnica e na construção coletiva de soluções para ampliar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento em saúde mental”​.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).