Jaraguá do Sul conquistou, pela segunda vez consecutiva, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Ouro, reafirmando a consistência e a excelência das políticas públicas educacionais que são desenvolvidas no ensino público.
O Ministério da Educação divulgou os resultado na semana passada. A edição de 2025 do selo teve a participação de 213 municípios catarinenses e Jaraguá do Sul alcançou a maior pontuação no estado entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes: 136 pontos.
“Esse reconhecimento evidencia a efetividade das iniciativas promovidas pela gestão municipal na etapa da alfabetização e fortalece o compromisso com novas ações e estratégias alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação, garantindo o cumprimento das diretrizes nos próximos anos”, comemora a secretária de Educação, Iraci Muller.
A categoria ouro está vinculada à meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). A certificação considera: gestão, governança, formação, acompanhamento da aprendizagem e implementação de ações estruturantes. Também reconhece o trabalho coletivo de articuladores e o papel dos gestores escolares e professores.
Nesta edição, o MEC contabilizou 4.872 inscrições de redes de ensino, o que corresponde a um índice de 87,1% de participação dos entes da federação. Ao ser informado sobre a conquista, o prefeito Jair Franzner comemorou.
É o resultado de todo o trabalho desenvolvido na rede pública. Somos referência em educação, porque fazemos um trabalho diferenciado, que é exemplo.
O “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização” foi criado em 2024 pelo Ministério da Educação. A iniciativa busca reconhecer o empenho e as estratégias de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, valorizando políticas, programas e iniciativas que assegurem o direito das crianças à alfabetização.
A cerimônia de entrega do selo ocorrerá em Brasília, em data a ser definida pelo MEC.