Saúde da Mulher: Inclua esses alimentos no seu cardápio!

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/09/2016 - 04:09

agua

Água

Há pessoas que ingerem muitos suplementos, fazem exercícios e não bebem água. Mas, vale ressaltar que ela carrega os nutrientes e elimina as toxinas. Sem água, nosso metabolismo cai, ficamos desidratados.

 

 

 

 

 

 

ovo

Ovo

É um alimento barato e que proporciona uma nutrição completa e saudável. É composto por aminoácidos, vitaminas, minerais, ácido fólico, ferro, zinco, fósforo e colina, essencial para a função cerebral, mantendo a estrutura das membranas celulares. A gema contém luteína e zeaxantina, que faz bem aos olhos. Também possui proteínas de alta qualidade.

 

 

 

 

 

quyinoa

Quinoa

É um dos melhores cereais, tem a maioria dos AA essenciais que o nosso corpo não consegue fabricar, sendo importantes para a produção de proteínas e enzimas. Contém até 18% mais proteína do que qualquer outro grão. Além disso, tem aminoácidos essenciais para construir músculos e tecidos. Também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6.

 

 

 

 

 

cooc

Óleo de Coco

É um alimento funcional, pouco usado, porém, rico em fibras e em ácidos graxos de cadeia média (capróico, caprílico e ácido láurico). No estômago, este se transforma em monolaurina, com propriedades antifúngicas, bactericidas. Também possui efeito termogênico, ou seja, aumenta o metabolismo. Intensifica a queima de gorduras.

 

 

 

 

 

aveia

Aveia

Rica em ácidos graxos ômega-3, bem como magnésio, potássio, niacina, cálcio e fibras, contém também uma fibra chamada betaglucana. O seu consumo regular ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial e, ainda, a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. A aveia é um alimento cheio de vitaminas do complexo B e zinco, o que auxilia a imunidade.

 

 

 

 

 

leite

Leite materno

O leite materno, além de alimentar o bebê e ser rico em todos os nutrientes de que o bebê necessita para crescer forte e saudável, também tem células de defesa do organismo. Estas são chamadas de anticorpos, que passam da mãe para o bebê. Quanto mais tempo a mãe amamentar, mais saúde o bebe terá e o ideal seria até os dois anos de idade.

 

 

 

 

 

vermelhas

Frutas vermelhas

Framboesas, amoras, morangos, cranberries e o mirtilo compõem o grupo das pequenas frutas ricas em vitamina C e antocianinas, luteína, ácido elágico e magnésio. Esses nutrientes podem auxiliar no controle da pressão arterial, do colesterol e diabetes. Essas frutas ajudam na memória e atuam como coadjuvante no tratamento da depressão e infecção urinária.

 

 

 

 

 

peixe

Peixes

Peixes de água salgada, como o salmão, estão entre os melhores alimentos para a saúde do coração porque contêm boas quantidades de ômega-3 EPA e DHA. Para que os peixes tenham ômega 3, eles precisam comer plâncton, ou seja, serem de água fria e profunda. Ao fritar o salmão, porém, perdem-se as propriedades anti-inflamatórias.

 

 

 

 

 

azeite

Azeite de oliva extra virgem

É um dos alimentos mais consumidos no Mar Mediterrâneo pelas propriedades benéficas. O azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada e tem efeitos benéficos sobre o LDL e o HDL (colesterol), auxilia no controle da pressão alta, melhora a função endotelial (parede interna das artérias) e ajuda na manutenção da memória.

 

 

 

 

 

feijoa

Feijão preto

Contém vitaminas de complexo B, niacina, magnésio, ácidos graxos ômega-3, cálcio e fibra solúvel.  Ajuda controlar tanto o colesterol como os níveis de açúcar no sangue.
É fonte de proteína.