Samae inicia a revitalização da ETA Sul

Divulgação/Samae

Por: Pedro Leal

23/10/2023 - 11:10 - Atualizada em: 23/10/2023 - 11:23

O Samae de Jaraguá do Sul iniciou a obra de revitalização da Estação de Tratamento de Água – ETA Sul, localizada no Garibaldi. O objetivo é modernizar a estação e elevar continuamente a qualidade dos serviços prestados para a comunidade. Atualmente, a estação abastece aproximadamente 35 mil habitantes, além de 244 grandes consumidores que são empresas, escolas, presídio e condomínios que têm um consumo mensal superior a 50 mil litros.

De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Onésimo Sell, “além da revitalização, está sendo feita a impermeabilização dos decantadores, filtros e reservatórios, totalizando uma área de 5.614,89m². A impermeabilização é executada com poliuretano bicomponente, tecnologia avançada e que irá garantir a integridade do sistema ao longo dos próximos 30 anos”.

A obra também contempla reforço estrutural dos decantadores, troca de lonas de decantação e troca do meio filtrante (areia e carvão) dos filtros. A previsão para a conclusão desta etapa é de aproximadamente 240 dias, considerando as variáveis climáticas que podem influenciar o cronograma. “Ao término deste processo, estaremos ainda mais bem equipados para continuar fornecendo água de alta qualidade para todos. Nosso compromisso é com a excelência em todos os aspectos dos serviços que prestamos a comunidade, e essa obra é mais um passo nessa direção”, acrescenta Onésimo Sell.

Atualmente, a capacidade de tratamento de água da ETA Sul é de 160 litros por segundo, sendo que a água é captada do Rio Jaraguá. Faz parte da estrutura dois reservatórios de 1 milhão e 500 mil litros cada. A estação abastece os bairros: Jaraguá 84, Jaraguá 99, Rio da Luz, Rio Cerro I, Rio Cerro II, São Luís, Jaraguá Esquerdo, Barra do Rio Cerro, Barra do Rio Molha, Rio Molha, Vila Lenzi e Parque Malwee. A obra é executada com recursos próprios do Samae, sendo o investimento em torno de R$ 3,9 milhões.