Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Samae firma convênio com o Ministério Público para levar bebedouros de água a espaços públicos

Parque da Inovação | Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

18/02/2026 - 09:02 - Atualizada em: 18/02/2026 - 09:48

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por intermédio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), firmaram convênio para viabilizar o projeto “HidrataJaraguá – Totens de Água para a Comunidade”. A iniciativa tem como objetivo promover saúde, bem-estar e sustentabilidade ambiental por meio da instalação de totens de água em espaços públicos de grande circulação de pessoas no município.

Serão adquiridas 20 unidades, sendo duas destinadas à reserva técnica, para garantir a continuidade do serviço em casos de manutenção ou necessidade operacional. Os equipamentos disponibilizarão água natural, quente e gelada, além de contar com ponto específico para hidratação de pets, atendendo a diferentes demandas da comunidade e incentivando hábitos saudáveis.

As unidades serão instaladas em pontos estratégicos do município, como Parque Via Verde, Arena Jaraguá, Pista de Atletismo, Ginásio Arthur Müller, Parque da Inovação, Praça Ângelo Piazera e Terminais Urbanos do Centro e da Barra do Rio Cerro, ampliando o alcance e o impacto social da iniciativa. O recurso para a compra e instalação dos equipamentos será viabilizado por meio de repasse do FRBL, com contrapartida do Samae. A execução está programada para o primeiro semestre de 2026.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, o projeto representa um avanço significativo na promoção da saúde pública e na valorização dos espaços urbanos. “O HidrataJaraguá fortalece o vínculo entre a administração municipal e a comunidade, garantindo acesso gratuito e seguro à água potável em locais de convivência e prática de atividades físicas, além de incentivar o consumo consciente e a sustentabilidade”, destaca.

A iniciativa integra a programação comemorativa dos 150 anos de Jaraguá do Sul, reforçando o compromisso do município com ações estruturantes que projetam a cidade para o futuro com responsabilidade social e ambiental.

O projeto reforça a posição de Jaraguá do Sul como cidade inovadora e ambientalmente responsável, demonstrando compromisso com práticas modernas e sustentáveis e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.