O cardeal americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8), na sacada da Basílica de São Pedro, como o sucessor de Francisco. O novo papa se chamará Leão XIV durante seu pontificado.
Em seu primeiro pronunciamento para uma multidão de fiéis, no Vaticano, Prevost agradeceu Francisco pelo período que passou à frente da Igreja Católica, aos cardeais pelos votos depositados nele, à sua diocese no Peru. Em seguida, concedeu a bênção Urbi et Orbi.
- Norte-americano de origem francesa, quem é o Papa Leão 14
- Temas-tabus: veja as pautas bombas à espera de Leão XIV
- Virou meme: Papa Leão XIV é avaiano
“Que a paz esteja convosco. Irmãos, irmãs caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu gostaria que esta saudação, de paz, entrasse no vosso coração, alcançasse vossas famílias, a todas as pessoas. Onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra, a paz esteja convosco”, declarou.
O papa continuou: “Esta é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmadora, humilde e perseverante, que provém de Deus. Deus que nos ama a todos, incondicionalmente. Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz frágil, mas sempre corajosa do papa Francisco, que abençoava Roma”.
Prevost se identificou como “um filho de Santo Agostinho”, sendo o primeiro agostiniano eleito pontífice. Também é o primeiro americano no alto cargo da Igreja: “Convosco sois cristão, e para vós bispo. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo a essa pátria, à qual Deus nos preparou”, afirmou.
* Com informações da Gazeta do Povo.