Com o tempo, é comum que camisetas e camisas adquiram manchas nas axilas, causadas pelo suor e pelo uso de desodorantes. Muitas vezes, mesmo lavando-as de maneira mais intensa, essas manchas, que podem ser brancas ou amareladas, não desaparecem completamente. No entanto, existe uma solução simples para esse problema:
O bicarbonato de sódio em pó e o vinagre branco são eficazes para remover manchas em camisetas brancas. A recomendação é aplicar três colheres de sopa de bicarbonato e, em seguida, três de vinagre, um de cada vez. Após a aplicação, é preciso esperar cerca de 30 minutos.
Essa técnica não é infalível e, para que ela funcione, é importante usar cada ingrediente separadamente, sem misturá-los, ressalta o professor de química Fabio Rodrigues, da USP.
O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, enquanto o vinagre é ácido. Quando misturados, eles se neutralizam e perdem a capacidade de limpeza individual que possuem. No entanto, em alguns casos, quando as substâncias são aplicadas diretamente sobre a mancha, as bolhas formadas pela liberação de gás carbônico podem ajudar a soltar a sujeira das fibras do tecido. Esse efeito pode ser comparado ao ato de esfregar com uma escova, porém de forma mais suave. Ou seja, embora quimicamente os dois produtos se anulem, podem ajudar a remover a sujeira em certas situações’, explica.
Após o tempo de espera, basta lavar a peça de roupa da forma habitual, seja na máquina ou à mão — sendo que a lavagem manual pode ser mais eficaz quando a mancha estiver mais persistente.
Como prevenir?
Existe uma maneira ainda mais simples de evitar o surgimento dessas manchas no futuro.
Em geral, as manchas nas axilas surgem por três motivos principais: usar a camiseta logo após aplicar o desodorante, passar o produto enquanto já se está com a roupa vestida ou, finalmente, passar a roupa enquanto ainda há resíduos de desodorante na peça.
Para prevenir, é importante aguardar que o desodorante seque completamente no corpo antes de vestir a camiseta. Outra dica valiosa é evitar passar o ferro na roupa enquanto houver vestígios de desodorante na área, já que o calor pode acabar fixando ainda mais a mancha.
*Com informações do Uol