Autoridades do Município, servidores e comunidade em geral acompanharam na manhã desta sexta-feira (26) a solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da UBS Rio Molha – Unidade Básica de Saúde Amabile Pedrotti.
A unidade segue o padrão que vem sendo aplicado nas demais obras, com ênfase à eficiência e humanização dos atendimentos, com espaços mais amplos, adaptados e equipados para as necessidades da região.
A UBS ganhou 4 consultórios novos com banheiro, sala multiuso e de esterilização, copa e um novo banheiro. A área de estacionamento também foi ampliada. Consultório, sala de procedimentos, de vacinas e dos agentes comunitários também foram totalmente reformados.

Divulgação/PMJS
A UBS tem cadastradas 4.480 pessoas. Atende 572 idosos (60+). Com o crescimento do bairro, a reforma e ampliação da unidade tornaram-se fundamentais para assegurar o conforto e o acolhimento adequados aos pacientes e profissionais. O Município investiu na obra R$ 1.436.333,29.
Em seu discurso, o prefeito Jair Franzner voltou a destacar a atenção da Administração Municipal com a saúde pública em Jaraguá do Sul. “Esta obra representa nosso respeito com a comunidade, o cuidado com a saúde das famílias e a valorização dos profissionais que se dedicam diariamente”, frisou. O prefeito também agradeceu a presença dos familiares de Amabile Pedrotti – que dá nome à UBS – e lembrou do importante trabalho voluntário da moradora ao longo de sua vida.
A gestão municipal segue um cronograma intenso de entregas importante para a área da saúde pública em Jaraguá do Sul. Até agora foram investidos mais de R$ 13 milhões para melhorar a infraestrutura das UBSs.
Histórico de Amábile Stephani Pedrotti
Esta unidade leva o nome da senhora Amábile Stephani Pedrotti. Natural da localidade de Itapocuzinho, aos 7 anos mudou-se com a família para a localidade do Ribeirão Molha onde permaneceu até seu falecimento em 2005. Desde pequena gostava de fazer parte dos serviços comunitários.
Casou-se com Fortunato Pedrotti em 1943 e juntos tiveram 7 filhos. Foi cozinheira de casamentos e outras festas em toda a região. Participou ativamente da construção da gruta Nossa Senhora de Lourdes no Rio Molha, tanto em mão de obra(plantação de grama, flores, árvores) como nas festas e promoções para angariar fundos para execução da obra.
Trabalhou até aproximadamente seus 80 anos lá no local. Dona Amábile sempre esteve a disposição da comunidade, contribuindo e participando das promoções da escola, Associação de moradores e até do Clube de futebol do bairro. Participou intensamente com seu esposo e filhos da construção da igreja que hoje é a matriz São Sebastião. Foram mais de 60 anos de sua vida dedicados ao voluntariado. Por seu legado, a comunidade do bairro solicitou que fosse dado o nome de dona Amábile ao posto do bairro.