Jaraguá do Sul já está no clima da Schützenfest. Neste sábado (27), o calendário de eventos da 35ª Festa dos Atiradores – que este ano acontece de 6 a 16 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, abre oficialmente com o desfile da Schützenbaum (Árvore dos Atiradores), no Centro da cidade. A concentração será às 9h em frente à Estação Cultural e o desfile começará às 10h.
O ritual de condução da Schützenbaum terá a presença das majestades da festa (da beleza e do tiro), do mascote Wilfried, sociedades que formam a Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), integrantes do Comitê Gestor e da Comissão Central Organizadora, bandas e grupos folclóricos. O prefeito Jair Franzner, secretários municipais e servidores também vão participar do desfile.

Desfile valoriza as tradições germânicas | Foto: arquivo OCP
A Schützenbaum é muito aguardada e todos os anos movimenta o Centro de Jaraguá do Sul, divulgando e aproximando a festa do público em geral. Muita música, chope, gastronomia e valorização das tradições germânicas são elementos que integram o desfile.
Origem da Schützenbaum
O desfile da Schützenbaum tem origem nas festividades da Maibaum (Árvore de Maio), realizadas na Baviera (Bayern em alemão), maior estado da Alemanha, localizado no sudeste do país, na fronteira com a Áustria, República Tcheca e outros estados alemães. Lá, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na região.
Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. O conceito do Maibaum foi adaptado, tendo como significado a “Árvore dos Atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização entre os seus participantes.