A Rede Municipal de Ensino de Joinville terá uma programação especial em comemoração ao Setembro Azul, mês da visibilidade da comunidade surda. As atividades ocorrerão em três escolas e um Centro de Educação Infantil (CEI) que possuem salas polo do ensino bilíngue para alunos surdos e com deficiência auditiva.
Na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello, a programação teve abertura na sexta-feira (5/9) com uma apresentação dos alunos da música “Amigos do peito” em Libras. Além disso, houve a realização da Feira de Ciências com exposição de trabalhos dos alunos dos primeiros anos do ensino regular e das turmas do ensino bilíngue.
Segundo a diretora Áurea Vieira, as atividades foram estruturadas para promoverem uma integração entre as crianças surdas e ouvintes.
“É uma tradição da escola realizarmos o mês especial para evidenciarmos a comunidade surda e a aprendizagem em Libras que temos na nossa unidade, além de ser uma forma de trazer os pais para participarem mais da educação das crianças”, conta.
Ao longo do mês, a escola ainda terá atividades como contação de histórias em Libras, rodas de conversas com as famílias dos estudantes surdos e com deficiência auditiva, além de uma edição especial do “Soletrando em Libras”, com alunos ouvintes competindo para ver quem melhor consegue soletrar na Língua Brasileira de Sinais.
No Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, a unidade contará com a participação do grupo das PalhasSurdas, com uma apresentação interativa envolvendo as crianças surdas e os alunos ouvintes.
Atividades em outras três unidades
Além da escola Sebastião Scarzello, outras três unidades escolares terão programações especiais em alusão ao Setembro Azul. Na Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, as comemorações ocorrem a partir do dia 18, com piquenique e blitz em frente a escola para divulgar o mês da visibilidade da comunidade surda, entre outras atividades.
Na Escola Municipal Professor Avelino Marcante, haverá roda de conversas, apresentação de teatro e ainda a socialização entre os alunos ouvintes e estudantes surdos por meio de brincadeiras utilizando a Língua Brasileira de Sinais. As atividades ocorrem de 23 a 25 de setembro.
No Centro de Educação Infantil (CEI) Zé Carioca, as ações alusivas ao Setembro Azul serão entre os dias 19 e 26 deste mês. Estão previstas roda de conversa, contação de histórias, apresentação musical e atividades de integração com a escola Sebastião Scarzello.