Espaços públicos de Joinville vêm recebendo mais árvores e espécies adequadas desde a implantação do Plano Municipal de Arborização (PMA), em 2022. Entre as ações da Prefeitura estão o plantio de mudas, introdução de árvores adultas, uso de vasos em áreas centrais e transplantes de espécies em locais de obras. Nesse período, mais de 5,5 mil árvores foram doadas ou plantadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sama).
Com o PMA, houve mudanças nas regras de compensação ambiental, permitindo a doação de árvores adultas com maior taxa de sobrevivência. Já foram plantados cerca de 750 exemplares de Manacá-da-Serra, além de outras espécies como a Canelinha, presentes em vias como a Beira Rio, Timbó e Santos Dumont. Bairros como Paranaguamirim, Boa Vista e Aventureiro também receberam novas árvores nos últimos anos.
Para locais onde o plantio direto não é possível, como no Centro, a Sama adotou vasos produzidos pela própria Prefeitura. A Rua do Príncipe e a Rua 9 de Março, por exemplo, receberam 50 vasos com Quaresmeiras. Os recipientes permitem remanejamento e manutenção mais fácil, e já houve substituições, como no caso dos hibiscos da Via Gastronômica que foram transferidos para o Parque da Cidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville
O transplante de árvores também é uma prática em Joinville. Desde 2022, mais de 50 exemplares foram realocados em vias e espaços públicos, como na Rua das Palmeiras, Ottokar Doerffel, Urussanga e UBSF do Canto do Rio. A medida busca preservar espécies em locais de obras de infraestrutura, evitando a supressão.
Outra novidade são os bosques nutricionais, implantados em praças e áreas públicas, com árvores frutíferas como jabuticaba, pitanga, ingá e tangerina. Já existem bosques na Praça Baobás (Parque Guarani), Praça do Morro do Meio, Praça Novos Horizontes (Comasa), Passeio Público do Aventureiro e Praça da rua Piratuba (Bom Retiro). O PMA também estabeleceu diretrizes sobre espécies adequadas, largura de calçadas, infraestrutura e acessibilidade, elaborado com apoio de secretarias municipais e participação da comunidade em consulta pública.