Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Quatro filhotes de mão-pelada são devolvidos à natureza após reabilitação em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

20/04/2023 - 10:04 - Atualizada em: 20/04/2023 - 10:45

Na tarde desta quarta-feira (19), a história de quatro filhotes de mão-pelada (Procyon cancrivorus) teve um final feliz em Jaraguá do Sul. No ano passado, esses pequenos animais foram resgatados pela equipe do Programa de Resgate da Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e, após meses de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Florianópolis, foram finalmente devolvidos à natureza.

Foto: Divulgação PMJS

A soltura ocorreria inicialmente no Parque Ambiental Morro dos Stinghen, mas após uma avaliação entre as equipes envolvidas no trabalho optou-se por uma região de mata no bairro Rio da Luz. Os espécimes foram trazidos na Capital por biólogas do Cetas e todo o procedimento foi acompanhado por técnicos da Fujama.

“Após alguns meses de reabilitação esses animais podem agora voltar a seu habitat natural”, comemorou o biólogo e um dos responsáveis pelo Programa Resgate de Fauna, Christian Raboch Lempek.

Ele explicou ainda que o mão-pelada, também conhecido como guaxinim, é uma espécie comumente encontrada na região e geralmente ocorre em áreas perto de água, rios, ribeirões, lagos. “Tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de peixes e crustáceos que encontra em córregos.”

Foto: Divulgação PMJS

Cetas

Atualmente no Brasil há 45 Cetas no território brasileiro, sendo 23 administrados pelo Ibama, sete por órgãos municipais, cinco por órgãos estaduais, quatro por ONGs, quatro por iniciativa privada e dois por universidades.

Foto: Divulgação PMJS

Essas unidades recebem animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização, recuperam e destinam esses animais por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).