Neste Dia dos Pais, o OCP conta duas histórias de filhos que se sentem guiados e motivados pelos valores e ensinamentos de seus pais, assim como tantos outros que têm na figura do pai o farol que ilumina suas vidas. Acompanhe!
Em Schroeder, pai e filha são protagonistas de uma bonita história que envolve empatia e dedicação ao próximo. Atuando como bombeiro voluntário há cerca de 20 anos e presidente da entidade pela segunda vez, Adalberto Schneider Rubinhc é inspiração para sua primogênita Vitória, de 11 anos.
Hoje com 56 anos, o jaraguaense Sandro Luís, mais conhecido como ‘Toto’, começou a frequentar o curtume Schmitt quando ainda era um adolescente de 15 anos. Na empresa familiar fundada pelo seu avô Arnoldo Leonardo, em 1917, ele ajudou seu pai, Guido Francisco, até completar 20 anos, quando saiu para seguir uma carreira como jogador de futebol profissional. Uma década depois, voltou a trabalhar ao lado do pai no curtume centenário. “Mesmo com outros negócios, sempre estive junto com meu pai, ajudando. Ele me ensinou a ser forte no mundo dos negócios — porque um curtume não é para qualquer um tocar”, conta.

Guido e Toto compartilham a paixão pelo trabalho
Mais do que técnica, Toto carrega os valores que herdou em casa. Foi justamente da convivência com o pai e da observação atenta do cotidiano que surgiu a inspiração para inovar. Ao notar o descarte de retalhos de couro no curtume, teve a ideia de reaproveitá-los em produtos artesanais. Nasceu daí um novo negócio: a confecção de coleiras, cinturões, bainhas e maletas produzidos a partir de sobras de couro. Assim, a KS Couros cresceu e hoje é referência na produção desses itens.
Pai e filho têm perfis distintos, mas compartilham a paixão pelo trabalho. “Temos maneiras diferentes de pensar, mas o couro nos aproxima. É algo que está na nossa história”, afirma Toto.
Ao falar sobre o legado do pai, o tom é de gratidão. “O maior legado que ele construiu foi o exemplo de vida e a formação de um caráter íntegro nos filhos. É por meio das atitudes e ensinamentos diários que um pai molda o futuro da gente”, finaliza.