Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Roland Harold Dornbusch: quase um século de história

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

31/07/2025 - 06:07 - Atualizada em: 31/07/2025 - 13:23

Ele ama comer doces e jogar canastra é seu passatempo preferido. Perto de completar 96 anos de idade, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Roland Harold Dornbusch, hoje viúvo, reside desde 2019 no Lar das Flores, onde é muito bem assistido e acompanhado por duas cuidadoras, além de receber constantemente a visita de sua filha, a odontopediatra aposentada, Marilze Yeda Dornbusch Marquardt. Embora esteja bem de saúde, a sua memória já sente os efeitos naturais do tempo.

A rotina no Lar das Flores começa às oito da manhã, horário em que é servido o café. Em seguida, o Sr. Roland costuma jogar seu baralho. Às 11h30 é o almoço, seguido de um descanso. Depois eles têm o lanche e mais tarde o jantar. “Aqui é tudo muito organizado, o cardápio é montado por nutricionista”, observa Marilze. “E eles podem sair, o portão está aberto, não é uma prisão. Por exemplo, se eu quiser pegar o pai e levar para almoçar em algum outro lugar, ou se quiser viajar, passar o Natal fora, tudo isso é permitido”, completa.

Duas vezes por semana, ele é levado para fazer fisioterapia. Já no caso de consultas, geralmente o médico vem até o Lar das Flores para atendê-lo, por uma questão de comodidade.

Jaraguaense nato

Roland Harold Dornbusch nasceu em 15 de setembro de 1929, em Jaraguá do Sul, filho de Oscar Adolfo Gustavo e de Aurélia Henschel. Casou-se com Máxima Zelinda, que foi sua companheira por mais de sete décadas e faleceu em dezembro de 2018, aos 93 anos, quando estavam prestes a comemorar 72 anos de casados. Juntos eles tiveram os filhos Edson, Marilze, Gerson (in memoriam), Udelson e Roberson.

Fotografias que estão em seu quarto no Lar das Flores; à direita, uma foto sua com a esposa Máxima Zelinda, quando completaram 50 anos de casados | Foto: Fábio Junkes

Os primeiros anos de escola de Roland foram no Colégio Abdon Batista. Mais tarde fez o curso de Técnico em Contabilidade, em Joinville. Em 1948, foi candidato ao cargo de vereador de Jaraguá do Sul, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e obteve a 1ª suplência. Em 1958, concorreu a uma vaga no Legislativo catarinense, quando obteve 1.126 votos. Ficou na 4ª suplência e não foi convocado.

Em 1960, por uma diferença de apenas 20 votos, foi eleito prefeito de Jaraguá do Sul, cargo que ocupou de 1961 a 1966. Em segundo lugar, ficou seu primo João Lúcio da Costa. Durante sua gestão, fundou diversas entidades, entre elas, o Lions Club e o Clube de Escoteiros Jacoritaba (do qual foi o primeiro presidente).

Como prefeito de Jaraguá do Sul, Roland investiu na construção de estradas, calçou ruas e possibilitou a ligação da cidade a diversos municípios. Entre os destaques de sua administração estão as construções do Mercado Municipal e da ponte de concreto Abdon Batista.

Em nova disputa à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 1966, concorreu pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ficou suplente, com 4.633 votos, mas não chegou a ser convocado.

Roland foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido pelo qual foi eleito deputado estadual, com 13.469 votos. Ocupou o cargo entre 1975 e 1979 e foi 3º secretário da Mesa Diretora da Alesc, nos anos de 1977 e 1978. Nas eleições de 1978, tentou a reeleição pelo mesmo partido. Conseguiu 11.722 votos e ficou na posição de 2o suplente, porém, não foi convocado para assumir o mandato.

Em 1982, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi eleito com 23.301 votos, ocupando novamente o cargo de deputado estadual entre 1983-1987. Foi 1º vice-presidente da Assembleia nos anos de 1985 e 1986.

“O pai jogou muita sinuca com o (hoje senador pelo PP) Esperidião Amin. Sempre gostou muito do Esperidião”, conta Marilze.

A filha Marilze ao lado pai Roland | Foto: Fábio Junkes

Atuação como empresário

Antes de entrar para a política, Roland tinha um engenho de arroz e, ao lado de outros empresários do ramo, como Urbano Franzner e Wolfgang Weege, que na época também possuía engenho, fundou o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz), tendo sido seu primeiro presidente. Em 2025, o sindicato completou 50 anos de atividades e promoveu um evento comemorativo na cidade de Içara, com a presença de autoridades, associados e ex-presidentes. Marilze representou o pai na ocasião e recebeu um troféu em seu nome.

Homenageado com nome em escola

Em Jaraguá do Sul existe uma escola estadual que homenageia o Sr. Roland. Trata-se da Escola de Educação Básica Roland Harold Dornbusch, localizada no bairro Barra do Rio Molha.

Criada em 15 de março de 1962 como Escola Reunida, a unidade foi transformada em Grupo Escolar em 1965. Em 1971, passou a ser Escola Básica e, em 1985, ampliou o atendimento também para turmas de 2º grau (ensino médio), transformando-se em Colégio Estadual. Foi batizada com o nome do ex-prefeito no ano de 2000.

Foto: Divulgação

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.