Começou oficialmente a contagem regressiva para o 7º Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos. O maior evento de teatro de animação do país chegará a sua maior edição entre os dias 14 e 24 de agosto com mais 170 apresentações e oito países representados no festival que pela primeira vez passará por Jaraguá do Sul. O público já pode garantir seus ingressos gratuitos para as apresentações no teatro do Sesc entre os dias 15 e 23. Eles estão disponíveis no site www.animaneco.com.br, onde também está disponível a programação completa.
Cada espectador pode reservar dois ingressos para as sessões. No dia 15, “O Romance do Vaqueiro Benedito”, do Mamulengo Presepada (Brasília), apresenta uma das mais tradicionais manifestações culturais do Nordeste; no dia 16, é a vez de “Cabeça Oca”, da Cia. Talagadá (Itapira/SP), espetáculo que une marionetes, música e máscaras; “Plural”, da Cia. de Teatro Nu Escuro” (Goiânia/GO), é a atração do dia 17 com um trabalho de bonecos que abre um baú de memórias para falar da batalha de uma mulher comum; da Argentina vem “Los Cósmicos Novecientos”, do grupo El Chonchón, que, no dia 19, mostra homenagem os comediantes aos comediantes do cinema mudo em um espetáculo de bonecos de luva; e, finalmente, no dia 23, a Cia. Andante (Canelinha/SC) encena “(Des)pertencimento”, em que dois personagens, por meio de objetos, tocam em saudades e cavam memórias.

Cena do espetáculo Plural | Foto: Divulgação
Em 2025, o Animaneco oferece mais de 170 apresentações ao longo de 11 dias. Somando as três cidades, quase 20 locais receberão a programação, formada por 16 espetáculos, além de exposições, mostra de teatro de mamulengo e lambe-lambe, performances e ações formativas ao longo de 11 dias.
Além de 12 estados representados, o Animaneco receberá novamente grupos da Espanha, Argentina, do Chile, da Colômbia e, pela primeira vez, da Alemanha, Turquia e Armênia. Além de garantir ingressos para os espetáculos, o público já pode confirmar participação nas oficinas oferecidas gratuitamente ao longo do festival. São cinco workshops, incluindo o de Cemal Faith Polat, de Istambul, com um workshop sobre o Karagotz, teatro de sombras tradicional da Turquia. A lista completa de oficinas se encontra no site www.animaneco.com.br , onde também é possível se inscrever – outro caminho é o linktree que consta no @animanecojoinville (Instagram).

Foto: Divulgação
Sobre o festival
O 7º Animaneco é um projeto cultural realizado pela Essaé Produções Ltda, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o Incentivo das empresas: Bistek Supermercados, Tirol Alimentos, Tigre SA, Urbano Alimentos, Condor SA, Siedschlag Embalagens e Celesc. Também possui recursos do Circuito Catarinense de Cultura da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc.

Foto: Divulgação
Serviço
O quê: 7º Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
Quando: De 14 a 24 de agosto.
Onde: Espaços em Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.
Quanto: Gratuito. Ingressos para locais fechados disponíveis no www.animaneco.com.br e 1 hora antes de cada espetáculo, conforme disponibilidade.
Programação completa no @animanecojoinville (Instragram) e www.animaneco.com.br.