Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto Estruturante de Lages promete levar desenvolvimento para a Serra Catarinense

O Estado é o segundo do país com o maior número de municípios atendidos | Foto Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/06/2019 - 15:06 - Atualizada em: 07/06/2019 - 15:42

Lançado em 2017, o Projeto Estruturante de Lages é o primeiro projeto de rede isolada de gás natural de Santa Catarina. A partir dessa iniciativa, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) pretende antecipar o atendimento do gás natural à região da Serra Catarinense, que dispõe, atualmente, apenas do Gás Natural Veicular (GNV).

Estimativa de mercado identificou potencial de atendimento inicial a, pelo menos, 649 consumidores: três indústrias, 167 estabelecimentos comerciais, 476 unidades residenciais e três postos de combustíveis.

O gerente de Operações da SCGÁS, Fernando Ferreira Margarida, destaca que as obras seguem em conformidade com as metas estabelecidas no Planejamento da Companhia.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Temos como alvo, atender ao cronograma de gaseificação da rede local de distribuição, ao longo do quarto trimestre de 2019”, afirma o gestor, fazendo alusão à conclusão do processo licitatório de contratação dos serviços de logística do Gás Natural Comprimido (GNC) para o município de Lages.

“O gás natural poderá ser disponibilizado como alternativa de energético para o consumo em indústrias, estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes, hotéis, padarias, supermercados, hospitais ou colégios, e ainda, para o consumo residencial”, acrescenta o coordenador de Vendas da SCGÁS, Rafael Barreto Nicolazzi.

A construção dessa rede isolada tem amparo na Resolução Nº 075 da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), que permite a criação de projetos estruturantes para redes locais de distribuição de gás natural em Santa Catarina.

A rede isolada é um trecho de gasodutos, desconectado da rede principal, que pode ser abastecido por veículos que transportam o gás da rede principal até o local.

Foto Divulgação

Pioneiro no Sul do Brasil, o Projeto Estruturante de Lages é inspirado no modelo de atendimento de gás natural de algumas regiões de Portugal, na Europa, e em modelos já implantados no Estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil.

A primeira fase do Projeto movimentou recursos da ordem de R$ 7,1 milhões, destinados à construção de 12,5 quilômetros de rede. As obras já foram concluídas na ruas Bruno Luersen e Rodolfo Floriani, e avenidas das Torres e Edésio Caon.

Até o próximo mês de julho, a rede será implantada na Rua Major Bibiano Rodrigues de Lima e avenidas Presidente Vargas, Luiz de Camões e Dom Pedro II. Para a próxima fase serão alocados investimentos em torno de R$ 4,2 milhões, para construção de mais 13 quilômetros de gasodutos.

Inicialmente, a rede deverá receber aproximadamente 180 mil m³ de gás natural por mês. A obra deve ser totalmente concluída em 2020. Segundo o Plano Plurianual de Negócios da SCGÁS 2014-2018, cidades do planalto norte catarinense devem ser contempladas com projetos semelhantes.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação