Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto de escola em tempo integral vai beneficiar 631 alunos da rede municipal em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

25/02/2025 - 17:02 - Atualizada em: 25/02/2025 - 17:47

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, lançou em solenidade nesta terça-feira (25), o ano letivo de 2025 do projeto “Escola em Tempo Integral”, executado pelo Sesi e Senai. O programa vai atender 631 alunos do 9º ano (antiga 8ª série) da rede municipal de ensino no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira.

As aulas iniciaram agora em fevereiro e se estendem até dezembro. Serão 3 horas diárias a mais na carga horária escolar, totalizando 15 horas semanais. Os estudantes poderão optar entre diversos cursos, como tecnologia e robótica, eletrônica, informática, química, projetos de inovação e empreendedorismo, entre outros. Nas atividades, eles terão acesso a conhecimentos técnicos, serão incentivados a trabalhar em equipe, a resolver problemas e a desenvolver a criatividade.

O programa foi lançado pelo Ministério da Educação em 2023 e teve início em Jaraguá do Sul no ano passado, atendendo 141 alunos de sete escolas municipais – Gertrudes Milbratz, Albano Kanzler, Jonas Alves de Souza, Helmuth Duwe, Ricieri Marcatto, Renato Pradi e Henrique Heise.

“É uma honra poder oferecer mais uma vez este projeto iniciado em 2024”, afirmou a secretária municipal de Educação, Iraci Müller. “Os alunos terão a oportunidade de estar em um espaço diferente, de unir conhecimento e prática. Estudantes que daqui a alguns anos estarão entrando na faculdade, no mercado de trabalho”, afirmou, completando que em países da Europa e nos Estados Unidos é muito comum todos os alunos estudarem pelo menos sete horas por dia. “Aqui no Brasil nós estamos iniciando esse processo. Vocês são privilegiados, aproveitem essa oportunidade”, disse aos alunos presentes à solenidade de lançamento, no ginásio do Sesi/Senai.

“Eu tenho certeza que os estudantes estarão muito mais preparados para os desafios da vida, seja no mercado de trabalho, estudos ou no dia a dia. Promovemos uma educação inclusiva e de qualidade. Estamos aqui para ajudar no que for preciso e vamos continuar investindo”, frisou o prefeito Jair Franzner.

A estudante Kauane Tironi sonha em ser médica e está empolgada para aprender química e informática | Foto: Fábio Junkes

Aluna do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Joaquim Ferrazza, no Braço do Ribeirão Cavalo, Kauane Tironi vai participar do projeto este ano. Ela conta que se interessa em aprender química e informática e que para o seu futuro sonha em ser médica. Como vai para a escola no turno da manhã, ao terminar as aulas, às 11h30, ela e os colegas vêm para o Sesi/Senai, onde almoçam, e depois iniciam as atividades do contraturno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.